A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) congratulou-se hoje com a aprovação, por unanimidade, dos grupos parlamentares da trasladação do antigo futebolista Eusébio para o Panteão Nacional.

“A FPF congratula-se com a decisão hoje tomada, por todos os partidos com assento no parlamento, de conceder a Eusébio da Silva Ferreira as honras de panteão nacional. Personalidade única na história da FPF, Eusébio será o primeiro desportista nacional a ser alvo desta justa homenagem”, lê-se na mensagem publicada no sítio oficial da FPF na Internet.

Os grupos parlamentares da maioria PSD/CDS-PP, PS, PCP, BE e ‘Os Verdes’ foram hoje unânimes em conceder honras de Panteão Nacional ao futebolista Eusébio, falecido há cerca de um ano, aprovando a resolução conjunta na Assembleia da República.

“Como prometemos na hora da sua partida, a FPF nunca deixará de valorizar e reconhecer o que Eusébio representou e contribuiu para a valorização do futebol português e de Portugal. Queria assim agradecer à Assembleia da República, e a todos os partidos ali representados, a prontidão e a unanimidade desta honra póstuma. Um país com grandeza deve sempre reconhecer os seus melhores e Eusébio foi, sem dúvida, um deles”, realçou a FPF.

O organismo considera que “esta decisão permitirá a todos os milhares de portugueses prestar homenagens póstumas a Eusébio num local de máxima dignidade e mérito”. “A saudade de Eusébio continua bem presente nos nossos corações, mas a sua vida continuará a ser celebrada por todos”, remata a FPF.

Eusébio da Silva Ferreira, considerado por muitos o melhor futebolista português de sempre, morreu na madrugada de 05 de janeiro de 2014, aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória.

Também carinhosamente tratado por ‘King’, ganhou em 1965 a Bola de Ouro, que então distinguia o melhor futebolista europeu a jogar na Europa, e conquistou duas vezes a Bota de Ouro (1967/68 e 1972/73), prémio para o melhor marcador dos campeonatos nacionais europeus.

No Mundial de 1966, disputado em Inglaterra, foi um dos mais destacados jogadores da competição e o melhor marcador, contribuindo com nove golos para o terceiro lugar de Portugal.