O Estádio do Dragão será este domingo o cenário de mais um clássico do futebol português entre o FC Porto e o Sporting. Depois de 80 anos de duelos para o campeonato, a rivalidade parece mais viva do que nunca, com os leões a visitarem o rival para manter ainda viva a esperança do título e os dragões a não quererem perder mais pontos na perseguição ao líder Benfica.

Ao longo destas oito décadas, o FC Porto exerceu um natural domínio e uma clara supremacia a nível de resultados. Nestas contas, o fator casa pesa mesmo muito e reflete-se nas escassas 13 derrotas dos dragões em 80 embates, contra os 24 empates e as 43 vitórias. Aliás, o FC Porto vem numa sequência de cinco vitórias consecutivas na Liga. Curiosamente, em sentido inverso, acabou por já perder este ano em casa com o rival leonino numa eliminatória da Taça de Portugal. O desaire por 1-3 atirou os dragões para fora da prova numa fase ainda precoce.

Nestes 80 encontros muitos ganharam um lugar especial nos dois lados da barricada. Numa perspetiva mais recente, ganha peso o último triunfo do Sporting no reduto do FC Porto, que data já de 2006/07. Os leões, então orientados por Paulo Bento, venceram o jogo da 22ª ronda, a 17 de março de 2007, por 0-1, com um golo solitário do chileno Tello. De realçar que entre os jogadores do Sporting presentes nesse embate apenas resiste um: Nani.

Três anos antes, fora a vez do FC Porto aplicar um expressivo 4-1. Eram os tempos vitoriosos e arrebatadores de José Mourinho ao comando dos portistas, numa época (2003/04) em que caminharia para a conquista da Liga dos Campeões. Logo à terceira jornada, os leões foram copiosamente batidos pelos golos de Derlei, Jankauskas, Maniche e McCarthy, respondendo somente pelo tento de Rochemback.

Recuando um pouco mais, até aos anos 50, encontramos a maior vitória leonina na casa do rival, com uma goleada por 1-4. O resultado foi construído com dois ‘bis’ da autoria do brasileiro Ferdinando Puglia e do argentino Diego Arizaga, numa equipa comandada por Fernando Vaz e que contava ainda com os históricos Hilário, Fernando Mendes ou Mário Lino. Pelo FC Porto marcou Perdigão.

A terminar esta viagem pela memória, a última paragem é no longínquo ano de 1936. No dia 22 de março, o FC Porto arrasou o Sporting com a maior goleada na história deste clássico, ao vencer por concludentes 10-1. Os golos de Carlos Nunes (4), Pinga (3), Valdemar Mota, António Santos e Carlos Pereira ditaram um triunfo histórico dos dragões, que apenas consentiram um tento da autoria de Wilhelm Possak.

A história de FC Porto e Sporting escreve este domingo mais um capítulo, no Dragão, às 19h15.