Júlio César veio para ficar. O internacional brasileiro era a “pedra” que faltava à defesa do Benfica para que estabilizasse e desse segurança à equipa nos momentos mais decisivos.

Contratado a custo zero, o guarda-redes de 35 anos assinou pelo Benfica a duas semanas do fecho do mercado de verão, depois de duas épocas sem sucesso no Queens Park-Rangers de Inglaterra. Na Luz, o antigo guarda-redes que foi campeão europeu com Mourinho no Inter vinha para lutar com Arthur Moraes pela baliza "encarnada".

Jorge Jesus precisava de um guarda-redes que desse equilíbrio e estabilidade emocional à equipa, depois de exibições menos conseguidas por Artur em épocas anteriores.

O ex-guardião do SC Braga começou por ser o escolhido no início da época, devido a uma lesão nas costas de Júlio César. Artur participou nos primeiros quatro encontros para a Primeira Liga, um deles em casa no empate a um golo frente ao Sporting, onde mostrou muito nervosismo e foi o responsável direto pelo golo dos "leões", da autoria de Slimani.

Júlio César estreou-se pelo Benfica à 5ª jornada, em casa frente ao Moreirense mas viria a parar mais três jogos devido a lesão. Artur voltou e esteve na vitória fora frente ao Estoril por 3-2 e goleada em casa ao Arouca por 4-0. No jogo frente a anterior equipa, Artur não conseguiu ajudar a evitar a primeira derrota do Benfica na Liga, frente ao SC Braga.

Recuperado de mais uma lesão, Júlio César voltou a tomar conta da baliza dos "encarnados" na Liga durante dez encontros, tendo sofrido apenas dois golos: na vitória por 2-1 fora, frente ao Nacional e na derrota, também fora, contra o Paços de Ferreira. Nesse período valeu-se da sua experiência para dar segurança aos "encarnados", ajudando a manter as redes invioláveis em oito encontros.

Dos 21 jogos em que participou na Primeira Liga, o Benfica venceu 18, empatou um e perdeu dois. Sofreu oito dos 15 golos que foram marcados ao Benfica na prova.

A sua experiência e capacidade entre os postes ajudaram a dar tranquilidade à defensiva "encarnada" e sossegar os adeptos. Jesus, por mais que uma vez, elogiou a prestação do ex-Flamengo.

Apesar de atuar numa equipa que está quase sempre ao ataque, Júlio César mostrou ser tremendamente eficaz nas poucas vezes em que foi chamado a intervir, que é exatamente o que se espera de um guarda-redes de uma equipa grande.

Parte do êxito defensivo da equipa, principalmente em casa, é mérito do internacional canarinho. Com ele na baliza, a defesa pode estar descansada.