O FC Porto derrotou este domingo o Stoke City, por 3-0, na partida que encerrou a Colónia Cup, conquistada pela equipa anfitriã. Aboubakar, Bueno e Brahimi, este último de grande penalidade, apontaram os golos do FC Porto, que terminou o torneio no segundo lugar.

Um dia depois do encontro com o Valência, que os 'dragões' venceram nos penáltis, o FC Porto esteve bem mais eficaz, agora diante do Stoke, equipa que atua na Premier League.

Com Helton na baliza em vez de Iker Casillas, a equipa portista assumiu total domínio logo no primeiro tempo e, após várias tentativas de Ruben Neves, chegou mesmo à vantagem por Aboubakar. Aos 33 minutos de jogo, Tello cruzou e o avançado camaronês desviou o primeiro golo da partida.

Pouco depois, mais precisamente aos 38', Ricardo Pereira fez um bom cruzamento e o espanhol Alberto Bueno, contratado ao Rayo Vallecano, apareceu a cabecear com sucesso, batendo o irlandês Shay Given.

O intervalo chegou com vantagem clara mas com um motivo de preocupação para Lopetegui: aos 40 minutos de jogo, o francês Imbula demonstrou dificuldades físicas e saiu substituído por Héctor Herrera.

Já com André Silva e Sérgio Oliveira em jogo, o FC Porto conseguiu manter a tendência do jogo no segundo tempo. Aos 47 minutos, Varela esteve perto de dilatar a vantagem, mas o dinamarquês Jakob Haugaard respondeu bem, conseguindo também travar a tentativa de Sérgio Oliveira de livre direto, aos 51'.

O 3-0 chegou aos 71 minutos: Marc Wilson desviou a bola com o braço e Yacine Brahimi converteu com sucesso a grande penalidade resultante, ampliando o resultado. Odemwingie, aos 80', introduziu a bola na baliza de Helton, mas o árbitro anulou o lance por fora-de-jogo.

O FC Porto precisava de marcar mais golos para evitar que o Colónia, que derrotou Stoke por 2-1 e Valência por 3-2, vencesse o troféu. No entanto, o 3-0 manteve-se e o troféu foi mesmo para a equipa alemã. Ainda assim, nota muito positiva para a equipa de Julen Lopetegui, que esteve sempre por cima no encontro deste domingo.

Recorde o acompanhamento ao minuto do encontro.