Cerca de um quarto dos habitantes da cidade de Tondela é sócio do clube, que há 10 anos jogava nos distritais e esta época vai disputar a I Liga de futebol, revelou o diretor de comunicação, Vítor Ramos.

Com a subida do Tondela à I Liga, a ‘febre amarela e verde’ instalou-se na cidade, com cerca de 4.500 habitantes, e tem vindo a aumentar à medida que se aproxima o jogo de estreia, na sexta-feira, com o Sporting, em Aveiro.

De acordo com Vítor Ramos, o clube fundado em 1933 contabilizava pouco mais de 800 associados na última temporada.

"Só contamos mesmo com quem tem as quotas em dia e cumpre as suas obrigações de sócios. Por isso, em números reais, o Tondela tinha na última época cerca de 800 ou 900 sócios. Com a subida à I Liga houve um aumento e, neste momento, estamos a chegar aos 1.200, 1.300 sócios", explicou.

Apesar de o número parecer pequeno para um clube de I Liga, o mesmo responsável considera que "é preciso olhar para a realidade de Tondela, que é uma cidade pequena e tem 4 mil ou 4.500 habitantes".

"Já temos um número considerável: um quarto da cidade é sócia! Por exemplo, no ano passado, no jogo da subida, a cidade estava deserta quando jogámos em Freamunde", destacou.

Mesmo com a subida à I Liga, as quotas para se ser sócio do Tondela não sofreram qualquer tipo de alteração.

"Têm o valor de 5 euros mensais, 60 euros por ano. Para os menores de idade, a quota anual é de apenas 10 euros, o que é um valor irrisório, precisamente porque os jovens não têm poder de compra", informou.

A adesão "é muito simples", basta preencherem um formulário, anexarem a fotografia e pagarem a quota.

"A adesão de sócio permite ter o cartão personalizado e, obviamente, todas as regalias de sócio do Tondela, que são bastantes. Temos parcerias com empresas locais que dão descontos e vantagens aos associados do Tondela", referiu.

A adesão poderá também ser feita através página oficial de internet do Clube Desportivo de Tondela.

Alberto Henriques e o seu filho de 12 anos são dois dos mais recentes sócios do Tondela.

"Já era habitual vir ver os jogos, mas não era associado. Este ano, como o Tondela subiu à I Liga, aproveitei e eu e o meu filho fizemo-nos associados", sustentou.

O sócio 1.142 do Tondela espera que o Tondela faça um campeonato tranquilo e que vá dando algumas alegrias à massa associativa, ao longo do ano.

"Espero que se mantenha na I Liga: vai ser o quarto grande, se Deus quiser", concluiu.