Nem o Sporting deslumbrou nos Arcos nem o Rio Ave se curvou perante o favoritismo do adversário, mas os 'leões' trouxeram de Vila do Conde três pontos devido a um grande fator: desatenção - aliás, desatenções - na defesa vilacondense.

A equipa apresentada por Jorge Jesus, com Aquilani e Adrien num meio-campo com muita capacidade de construção e pouca de destrução, fazia prever um jogo mais fluído da equipa de Alvalade, mas o que valeu acabou por ser a capacidade de aproveitar as falhas de um adversário de peito aberto mas incapaz de colmatar as falhas ainda no primeiro tempo.

O primeiro tropeção foi, por si só, quase fatal. Wakaso, num misto de acidente e imprudência, tocou a bola com o braço e logo nos minutos iniciais o Sporting dispunha de uma oportunidade perfeita para assumir o comando do jogo. Jorge Jesus gritou por Adrien, retirando o penálti a Téo, e o 'capitão' cumpriu, fazendo esquecer o falhanço na jornada anterior.

O Rio Ave de Pedro Martins dispôs de oportunidades para levar o jogo até nova igualdade, mas novo erro, agora do guarda-redes Cássio, deixou o encontro praticamente resolvido. Com a saída em falso, o brasileiro deixou o predador nato Slimani com o golo à sua mercê e o argelino fez o que lhe competia.

O 2-0 era demasiado penalizador para um Rio Ave com vontade de se bater cara a cara com o Sporting, mas ajustado para um mesmo Rio Ave que errou perante um adversário com pouca vontade de facilitar. O golo de Yazalde, na segunda parte, serviu para trazer alguma justiça face à corrente do jogo, numa altura em que o Sporting quebrava no ritmo, mas não chegou para evitar o desfecho mais provável.

Curiosamente, os dois lados da batalha apresentaram argumentos diferentes quando o apito final soou e se passou às palavras. Adrien defendeu que o Sporting controlou o jogo "do início ao fim", enquanto para Yazalde o Rio Ave merecia o empate. Jorge Jesus opinou que o Sporting "esteve mais perto" de dilatar a vantagem do que o Rio Ave de empatar, ao contrário de Pedro Martins, que lembrou o cariz "defensivo" das substituições de Jorge Jesus na reta final.

Para já, e embora ainda haja muito campeonato para jogar, a vitória deixa o Sporting a partilhar a liderança com o FC Porto, situação que não se verificava desde a já algo longínqua época 2006/07.