Sporting goleou o Vitória de Guimarães por 5-1, com um hat-trick de Slimani, e golos de Téo e Adrien Silva. Com este triunfo, os "leões" igualaram o FC Porto no topo da classificação.

Depois ter tido conhecimento do triunfo do FC Porto e depois de duas partidas sem saber o que é o sabor do triunfo depois dos empates frente ao Boavista (0-0) e Besiktas (1-1), respetivamente, os “leões” procuravam obter os três pontos para não deixar fugir os “dragões” na liderança da tabela classificativa. O Vitória de Guimarães de Sérgio Conceição foi incapaz de dar réplica a um Sporting, que longe de ser brilhante, foi muito eficaz.

Jorge Jesus matou vários coelhos numa noite de muita chuva na capital lisboeta, mas também de eleições em todo o país. Depois de ter jogado com “os miúdos” na Turquia, no embate frente ao Besiktas, o técnico dos “leões” voltou a apostar em Esgaio e Jefferson nas laterais, recuperando um meio campo constituído por William, Adrien e João Mário, deixando Slimani e Téo com as despesas do ataque. Recuperou ainda o instinto matador dos seus artilheiros, e colocou a equipa a funcionar com grande dinâmica.

Regresso à chapa 5 e a maior goleada de Jorge Jesus

O inequívoco triunfo frente ao Vitória de Guimarães é a maior vitória de Jorge Jesus ao serviço dos “leões”. O Sporting já não conseguia marcar cinco golos a uma equipa da primeira liga, há 26 meses. A última vez tinha sido com Leonardo Jardim no comando técnico, no encontro frente ao Arouca, em 2013.

Rei William

As transições ofensivas dos médios leoninos deram água pela barba à defensiva vimaranense, que nunca conseguiu acertar com as marcações. A batuta leonina teve origem lá atrás, a partir da classe do pé direito de William Carvalho que foi um autêntico patrão, tanto nas saídas de bola, recuperações, como nos lançamentos nas costas da defensiva vimaranense. O Sporting com William é outra loiça.

Dinâmica da equipa

Sublinhe-se o entrosamento entre o miolo e o trio ofensivo. Mesmo com a saída de Bryan Ruiz por lesão, Gelson entrou com fulgor e concedeu ainda mais profundidade ao ataque leonino que esteve demolidor.

Adrien

É impressionante a entrega ao jogo do médio do Sporting. Está em todo o lado e definitivamente rende numa posição mais adiantada. Antes de ser substituído, teve tempo para fazer o gosto ao pé na marcação de um livre, depois de ter tentado alvejar a baliza de Douglas por algumas vezes.

Jefferson

Esteve de regresso às grandes noites. Ofereceu dois golos de bandeja a Slimani.

Téo

Apesar das críticas ao seu rendimento e depois de uma noite ultra desinspirada na Turquia, Jorge Jesus voltou a apostar no colombiano para o ataque e com ótimos frutos. O atacante aproveitou uma infantilidade da defensiva vimaranense para voltar aos golos, batendo com grande classe o guardião do Vitória.

Diga Slimani três vezes

O argelino deixou a sua marca na partida. Luta muito, finaliza como ninguém. Fez o primeiro hat-trick da temporada na primeira Liga. Primeiro abriu o ativo num golpe de cabeça ao seu estilo, depois de uma solicitação de João Mário. Na segunda-parte, correspondeu com mestria a duas oferendas de Jefferson. Nova cabeçada para fundo das redes de Douglas. A chapa cinco foi aplicada com uma emenda à boca da baliza, após outra assistência do lateral esquerdo brasileiro.

Vitória afogou-se no relvado molhado de Alvalade

Muitas debilidades defensivas na equipa comandada por Sérgio Conceição. Os jogadores do Vitória nunca se entenderam com as desmarcações da turma de Alvalade. As perdas de bola e passes em zona proibidas comprometeram e de que maneira o desfecho final do jogo. Tozé foi um dos únicos que tentou rumar contra a Maré. Apesar dos cinco golos sofridos, Douglas evitou que a dimensão da catástrofe fosse ainda maior.

No final do encontro, Jorge Jesus enalteceu a dinâmica da sua equipa e os números do triunfo, no entanto, sublinhou que mais importantes que as goleadas são as vitórias.

Sérgio Conceição, timoneiro do Vitória, chamou para si as culpas de tão pesada derrota, frisando que ainda há muito trabalho para realizar.

Com o triunfo, os “leões” igualaram o FC Porto no topo da liderança da Liga Portuguesa.