Dizem os treinadores que são estes jogos que fazem os campeões: quando não se pode jogar bem, pelo menos os três pontos têm de ser garantidos. Foi o que fez a turma de Jorge Jesus em Arouca, sendo que para isso contou com a fé de Islam Slimani, um dos mais inconformados, o homem que viria a derrubar a "montanha" defensiva arouquense.

Os "leões" entraram em campo já sabendo das vitórias dos eternos rivais, Benfica e FC Porto, ambos por 2-0, pelo que era crucial vencer para manter a distância em relação aos perseguidores. Jesus fez regressar os habituais titulares, depois do descalabro que foi a derrota por 3-0 na Albânia frente ao Skenderbeu.

A julgar pelos primeiros 45 minutos, podia dizer-se que a equipa era a extensão da que tinha sido humilhada na Albânia. Apenas uma oportunidade de golo em toda a primeira parte (defesa monstruosa de Bracalli a cabeceamento de Paulo Oliveira ao minuto 45) era o cartão de visita apresentado pelo Sporting frente a um adversário que tinha vencido o Benfica em casa e somava apenas uma derrota na prova, frente ao FC Porto.

Jesus apostou tudo no segundo tempo, com as entradas de Esgaio, Montero e Gelson para os lugares de Jefferson, Adrian e Téo. A equipa só deu sinais de querer vencer perto do final da partida, numa altura em que o Arouca já dava sinais de fadiga e saía pouco para o contra-ataque.

Lito Vidigal montou a sua equipa para jogar de forma coesa, fechada, com um bloco muito baixo, tapando todos os corredores para a sua baliza. No ataque a aposta tinha de ser no contra-ataque, para tirar partido da velocidade de Zequinha e Ivo Rodrigues. No primeiro tempo, apenas um remate de Hugo Seco incomodou Patrício.

A estratégia arouquense quase dava resultados aos 85 minutos, num lance muito polémico na área do Sporting. Nildo colocou na área, Naldo caiu e foi atralhar Adilson, derrubando o avançado do Arouca e não permitindo que esse desviasse o cruzamento. Pediu-se penálti mas Cosme Machado mandou seguir.

O jogo ficou marcado por um lance caricato aos 88 minutos. Lito Vidigal pediu falta de João Mário sobre Adilson, Cosme Machado nada assinalou. Furioso, o técnico do Arouca invadiu o relvado em protesto. Naldo resolveu entrar na "guerra" e empurrou Lito Vidigal. Acabaram ambos expulsos, sendo que o central irá desfalcar o Sporting frente ao Benfica na Taça de Portugal.

E já com menos, numa altura em que se jogava mais com o coração do que com a cabeça, um lançamento em profundidade de Bryan Ruiz desbloqueou o jogo. Montero recebeu, disputou a bola com um defensor. O ressalto foi ter com Slimani que estava no sítio certo para empurrar para golo e dar os três pontos aos "leões".

Na zona de entrevistas rápidas, Jorge Jesus elogiou a garra do "leão" e a forma como a vitória foi conseguida. Montero agradeceu a Slimani por estar no sítio certo para desviar para a baliza. Já Nuno Coelho, médio do Arouca, lamentou o momento de desconcentração aos 90 minutos que permitiu ao Sporting chegar ao golo.

Jesus igualou o seu melhor início de campeonato à 10º jornada, que tinha conseguido com o Benfica em 2012/13, ano em que não foi campeão. Esta foi também a 5ª vitória pela margem mínima do Sporting na Liga, nos oitos jogos que ganhou (tem dois empates). Desde 1998/1999 que o Sporting não terminava a 10ª jornada sem derrotas.