O FC Porto recebeu e derrotou este domingo a Académica, por 3-1, e assumiu a liderança isolada da Primeira Liga, aproveitando a derrota do Sporting na Madeira. Danilo Pereira, Aboubakar e Héctor Herrera fizeram os golos que permitem aos 'dragões' festejar o Natal e o Ano Novo no primeiro lugar. Rui Pedro ainda reduziu para os 'estudantes' aos 85 minutos.
Os 'dragões' assumiram quase por inteiro as despesas do encontro e exibiram um futebol muito ofensivo, com o tridente do ataque composto por Brahimi, Corona e Aboubakar a criar problemas constantes à defesa dos 'estudantes'.
Já depois de remates de Rúben Neves e Corona, Danilo Pereira abriu o marcador aos sete minutos, na sequência de um pontapé de canto. Layún cruzou e o médio português cabeceou com força. Trigueira ainda tocou na bola mas não evitou o primeiro golo dos 'azuis-e-brancos'.
A equipa de Julen Lopetegui teve diversas ocasiões para ampliar o resultado ainda no primeiro tempo, mas Danilo não conseguiu 'bisar' aos 21 minutos, rematando ao lado, e Aboubakar permitiu a defesa de Trigueira aos 29 minutos.
A Académica conseguiu estar ligeiramente por cima nos últimos dez minutos do primeiro tempo, face aos recuos do FC Porto, mas não conseguiu empatar: Pedro Nuno teve uma boa ocasião aos 41 minutos mas permitiu a defesa de Iker Casillas.
No segundo tempo o FC Porto reforçou o domínio, chegando ao segundo golo quando o relógio marcava 54 minutos. Layún bateu novamente uma bola parada, no caso um pontapé livre na zona lateral, e encontrou Vincent Aboubakar, que cabeceou com sucesso para o 2-0.
Mesmo com uma vantagem de dois golos, o FC Porto continuou a atacar: aos 67 minutos Layún atirou com força de longe para defesa de Pedro Trigueira e de seguida Brahimi atirou ao lado.
O FC Porto insistiu, insistiu e chegou mesmo ao terceiro golo, num lance magnífico. Jesús Corona arrancou pela direita e encontrou o compatriota Héctor Herrera isolado na grande área da Académica. O médio portista viu que tinha espaço e finalizou com um fantástico toque de calcanhar.
A Académica ainda conseguiu reduzir a desvantagem aos 85 minutos, através de Rui Pedro, que deu bom seguimento a uma triangulação com Rabiola e bateu Iker Casillas. Parece ficar um fora-de-jogo por assinalar no lance em questão.
Nota ainda para o facto de Julen Lopetegui ter deixado André Silva no banco durante todo o encontro, recebendo assobios quando, já nos últimos minutos, lançou Bueno para o lugar de Corona, esgotando as substituições. Os adeptos presentes no Dragão queriam assistir à estreia do jovem avançado português e demonstraram a sua insatisfação. Ainda assim, a equipa foi muito aplaudida após o apito final.
Com o triunfo, o FC Porto isola-se no topo da Liga, com 36 pontos, mais um do que o Sporting e mais cinco do que o Benfica. Na próxima jornada, no dia 2 de janeiro, os 'dragões' vão a Alvalade como líderes.
Comentários