A carreira do Sporting na Liga está a entusiasmar até o mais cético dos adeptos leoninos. A turma de Jorge Jesus comanda a Liga e já sabe que terminará a primeira volta na liderança, o que faz do Sporting o campeão de inverno.

Os "leões" somam 41 pontos, mais quarto que a dupla formada por Benfica e FC Porto. Isso quer dizer que, independentemente do que possa acontecer na derradeira ronda, o Sporting sabe que terminará a primeira volta na frente.

E isso é muito animador para os adeptos do Sporting. É que, diz a história, sempre que o Sporting chegou à 16ª jornada da I Liga na liderança com quatro ou mais pontos sobre o rival mais próximo, foi campeão. Aconteceu em cinco ocasiões: em 1947, 49, 51, 70 e 82, com o título a ir para o Sporting.

De referir que desde que uma vitória vale três pontos (1995/1996) que o Sporting não fazia tantos pontos. Estes 41 que leva a 16ª jornada são um recorde no clube. Por falar em recordes, os sete golos sofridos em 16 jogos do campeonato iguala a melhor performance defensiva do Sporting. Igual, só em 1989/90, ou seja, este é o melhor registo defensivo dos últimos 25 anos.

Ainda no que aos números diz respeito, referir que o Sporting não tinha um aproveitamento tão elevado no campeonato há 46 anos. Os "leões" conseguiram 86 por cento dos pontos em disputa nos primeiros 16 jogos da Liga.