O 'clássico' da 22ª jornada desta sexta-feira entre Benfica e FC Porto vai ser vital para as aspirações ao título dos dois emblemas que há muito não estavam separados com tantos pontos nesta fase do campeonato. E é por essa razão que a nação portista vê neste jogo o momento ideal para 'dar a volta' à recente derrota caseira com o Arouca e aproximar-se dos lugares cimeiros.

Em entrevista ao SAPO Desporto, Jaime Magalhães falou das características muito particulares deste tipo de jogos e do impacto que os 'clássicos' têm nos protagonistas: os jogadores.

"Normalmente estes jogos são muito importantes para todos os jogadores. Está tudo ansioso que cheguem estes jogos, que têm mais audiência, tem mais gente a ver, tem mais impacto e neste caso é muito importante neste momento para o FC Porto não perder o comboio do campeonato", começou por dizer Jaime Magalhães sobre a importância da visita à Luz do FC Porto.

Com 33 'clássicos' contra o Benfica no seu curriculo, o antigo médio do FC Porto conheceu mais vezes o sabor da vitória do que o da derrota frente ao 'rival' de Lisboa. Questionado sobre a evolução desta 'rivalidade', que ficou acentuada no início da década de 80, Jaime Magalhães refere que um dos tónicos que se perdeu neste tipo de jogos foi o 'amor à camisola' que elevava sempre a qualidade das exibições.

"Como vejo a evolução da rivalidade? Foi sempre igual. Enquanto joguei era uma rivalidade saudável, de qualquer modo os protagonistas hoje são outros e claro que as coisas são diferentes, dantes eram mais portugueses e agora não, são mais estrangeiros e como as pessoas sabem, estes jogadores não sentem tanto a camisola como nós sentíamos naquela altura por isso mesmo há essa diferença", começou por dizer.

Já sobre as ausências de Luisão e Maicon para o 'clássico' desta sexta-feira, Jaime Magalhães considerou que a privação dos respectivos capitães de equipa não vai afetar a manobra de José Peseiro e Rui Vitória.

"Tanto o Benfica como o FC Porto têm sempre um plantel muito vasto e claro que há sempre outras situações para resolver esses problemas. Tanto o Peseiro como o Rui Vitória terão os jogadores para substituir as tais baixas que tanto o Porto como o Benfica têm, mas certamente que os jogadores que vão entrar vão dar o máximo possível para fazer o melhor possível para as suas equipas", frisou o antigo médio portista.

Questionado sobre o atual momento do FC Porto, Jaime Magalhães assume que a nação portista não está satisfeita com os resultados e as exibições da equipa, e que por isso mesmo o jogo de sexta-feira poderá ser crucial para a confiança dos jogadores.

"Claro que não estamos satisfeitos todos os portistas não estão satisfeitos porque não se vê o FC Porto a jogar bem. Neste caso estamos também com alguns pontos de atraso, o que não é normal, e claro que todos os portistas estão tristes por essa situação", disse Jaime Magalhães sobre o atual momento da equipa.

"Todas as vitórias com o Benfica são especiais, claro que tanto o Benfica como o FC Porto sabem ganhar a um rival direto e neste caso, infelizmente, já há muitos anos que não acontecia uma situação desta estarmos tantos pontos atrás e vamos ver se conseguimos rectificar a situação já nesta sexta-feira", acrescentou sobre a importância de ganhar ao 'rival' de Lisboa.

"Espero que o FC Porto nesta sexta-feira dê uma boa resposta para continuarmos na luta pelo título se assim não for as coisas vão ficar muito mais complicadas apesar de ainda faltar muito campeonato, mas claro que uma equipa ressente-se muito quando é um clássico e uma derrota faz muitas mossas", sentenciou Jaime Magalhães na antevisão do 'clássico' desta sexta-feira.