O ex-árbitro Duarte Gomes esteve esta segunda-feira na Academia do Sporting, em Alcochete, para prestar alguns esclarecimentos aos jogadores do plantel principal do Sporting em relação aos aspectos teóricos da arbitragem numa iniciativa promovida pelas associações de classe, SJPF, APAF e ANTF, que visa promover uma atitude desportiva positiva entre jogadores, árbitros, treinadores e dirigentes.

Numa conferência de imprensa que contou com a presença de Bruno de Carvalho (Presidente do Sporting C. Portugal), Jorge Jesus (Treinador Sporting C. Portugal), José Gomes (Presidente da APAF) e Joaquim Evangelista (Presidente do Sindicato dos Jogadores de Futebol), Duarte Gomes explicou a necessidade de melhorar o canal de comunicação entre os agentes desportivos de forma a contribuir para os aspectos técnicos dentro das quatro linhas.

Questionado sobre o caso de Slimani e Samaris, e se isso poderia ser um dos assuntos técnicos a falar com os jogadores do Sporting, o ex-árbitro respondeu que 'a ideia subjacente a esta iniciativa é ir de encontro a um tipo de esclarecimento desse e de outro tipo de situações que de alguma forma possa ajudar quer o árbitro, na sua decisão, quer os jogadores, na prevenção de algumas questões'.

"A abordagem perante os jogadores será extremamente informal, com uma linguagem de jogo e de campo, porque há aquela linguagem que se jogo em campo. A ideia é humanizar a imagem do árbitro perante o jogador. E se houver um entendimento maior entre o trabalho que um árbitro tem de desempenhar dentro do campo e aquele que o jogador desempenha e o treinador. Acho que haverá um maior respeito, e esse respeito vai-se traduzir na gestão de um jogo muito mais conseguido para todos os intervenientes", revelou Duarte Gomes em conferência de imprensa.

Já Jorge Jesus destacou o factor pedagogico deste tipo de iniciativas e recordou que esta não é a primeira vez na sua carreira tem este tipo de ação de esclarecimento.

"Esta iniciativa hoje é mais abrangente, mas não é uma iniciativa para mim nova porque falando em coisas práticas daquilo que é a relação árbitro e jogadores com as leis do jogo, teóricas ou na prática, a equipa técnica todos os anos estamos receptivos a essas iniciativas. Este ano ainda não se tinha proporcionado essa possibilidade, houve da parte do presidente e dos responsáveis abrir este ano pela primeira vez essa oportunidade ao Sporting. O Sporting também tem sido um clube que tem estado na vanguarda das defesas daquilo que é o futebol, e neste caso concreto com a arbitragem e é isso também que nós vamos tentar fazer. Os jogadores muitas vezes também me colocam questões teóricas sobre as leis do jogo, e às vezes não tenho esse conhecimento total e aproveitamos hoje a oportunidade de ter aqui um ex-árbitro para nos poder informar da melhor maneira para que quando nós tomarmos alguma decisão sermos cada vez mais convictos daquilo que estamos a dizer", afirmou o técnico leonino.

A representar a clase dos dirigentes, Bruno de Carvalho tomou a palavra enquanto presidente do Sporting C. Portugal para destacar o bom trabalho que o emblema leonino tem desenvolvido tanto com a APAF como com o Sindicato dos Jogadores.

"Temos aqui um presidente de um clube, um dirigente portanto, temos um treinador, não veio cá o presidente do Sindicato dos Treinadores, temos aqui o presidente do Sindicato dos Jogadores, temos aqui o presidente da APAF. Falta aqui quem preside o Conselho de Arbitragem, o Conselho de Disciplina, o Conselho de Justiça e a Comissão de Inquérito. Era bom que esses quatro órgãos percebessem que também fazer parte do futebol e que seria interessante um dia fazerem também uma iniciativa destas porque apesar de eu ter 44 anos passava a tarde toda a fazer-lhes perguntas porque no que toca a respeito a esses só me toca dúvidas, não tenho nenhuma certeza. Por isso às vezes não é uma questão de idade é também com a capacidade que as pessoas têm de ter estas iniciativas ou não. Aí as pessoas de certeza que lhe respondiam se era interessante ou não era interessante", começou por dizer Bruno de Carvalho.

"É um prazer muito grande que tenho estar aqui a receber esta primeira iniciativa. Todos nós aqui no Sporting queremos contribuir por um futebol diferente, melhor. O Sporting tem este tipo de iniciativas todos os anos com as camadas de formação pois é importante que os nossos jovens atletas tenham esse conhecimento e todos os anos deve haver esse trabalho porque todos os anos há novas diretivas, novas indicações e novas preocupações que são transmitidas", acrescentou o líder leonino.

"Às vezes perdemos um bocadinho de tempo a falar daquilo que é as coisas normais nos jogos. Os jogos são aqueles jogados dentro das quatro linhas, que são aqueles que todos nós gostamos, acabam por ser momentos de grande tensão, de grande emoção e por vezes, talvez porque isso dê mais polémica, concentramo-nos muito naquilo que é o acto específico do jogo. O importante é que desde que chegámos ao Sporting temos tido um trabalho muito sério, muito grande naquilo que diz respeito às propostas para o futebol português no que se refere à dignificação, à credibilização do futebol, à modernização. Temos tido um trabalho muito agradável com a APAF e com o sindicato temo-nos reunido várias vezes porque temos a preocupação de perceber quem está no terreno a lidar com os problemas do dia-a-dia da classe respectiva", acrescentou Bruno de Carvalho.

Sobre a acção principal que foi realizada à porta fechada não há muito a dizer, apenas que será uma sessão de esclarecimento sobre as regras da arbitragem com Duarte Gomes a liderar a iniciativa tendo em vista a abordagem pedagógica das regras de arbitragem, a partilha de experiências profissionais entre jogadores, treinadores e árbitros.