Um golo aos 20 minutos de Mitroglou bastou para resolver um dérbi que não decide o título, mas que inverte os papéis entre líder e perseguidor.

Destaques positivos

Eficácia encarnada: O Benfica não foi o dono da bola, não esteve por cima do jogo na maior parte dos momentos, mas foi sobretudo eficaz. Cinco remates durante o jogo, e apenas um com a direção da baliza, o tal de Mitroglou que valeu três pontos. Jogos vencem-se com golos e a eficácia da equipa do Benfica contrastou com o desperdício apresentado pelo Sporting.

Ederson e Lindelof: O brasileiro viu-se lançado aos leões com a lesão inesperada de Júlio César, mas correspondeu em pleno ao que se pedia. Foi quase sempre seguro e teve a intervenção da noite aos 74 minutos quando desviou um remate em jeito de Bryan Ruiz. Lindelof foi solução de recurso, mas parece cada vez mais uma certeza. Atento, simples de processos, e eficaz, o sueco secou quase sempre Slimani, e depois Téo Gutiérrez.

Apoio leonino: Não foi por falta de apoio que o Sporting perdeu o jogo. Os adeptos fizeram um cordão humano com cerca de mil adeptos para ver chegar o autocarro antes da partida em algo pouco visto num passado recente em Alvalade. Dentro do Estádio, várias coreografias planeadas e cânticos constantes ajudaram a criar um ambiente de um verdadeiro dérbi.

Destaques negativos

Falta de eficácia: Uma equipa não vive das oportunidades que cria, mas dos golos que marca e o Sporting tem aprendido amargamente essa lição. Depois de alguns falhanços que valeram o empate em Guimarães na jornada passada, a história repetiu-se e um dos protagonistas também: Bryan Ruiz. O costa-riquenho teve um falhanço daqueles à boca da baliza que não pode acontecer, ainda para mais num jogo com o rival direto.


Substituições: Schelotto e Gelson Martins entraram para movimentar o jogo e ajudar Sporting pela ala direita a inverter o resultado. Raramente estiveram em jogo, e as suas entradas parece que tiveram o efeito contrário na equipa leonina que perdeu intensidade e fulgor nos 15 minutos finais.

Jorge Jesus: O treinador do Sporting surgiu na sala de imprensa frustrado com o resultado e mais uma vez diminuiu o adversário. Jorge Jesus disse que o “Benfica ganhou, sem saber como”, e criticou os encarnados ao classificar a estratégia destes de "equipa pequena". Mas mais do que justificar um mau resultado com sorte ou criticar a estratégia do adversário, o técnico tem é de assumir os erros e perceber a origem de tanto desperdício do ataque leonino.