O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, exaltou hoje a qualidade e competitividade das competições, desejando “boa sorte” a quem ainda luta por objetivos na última jornada.

“Chegar à 34.ª e última jornada da Liga com o título ainda por definir é fantástico: garante emoção até ao último minuto e mostra que temos uma Liga com grandes equipas e excelentes executantes”, disse, em comunicado.

O dirigente garantiu que a Liga está preparada para assegurar uma “grande festa” com o campeão desta época, seja o Benfica, que recebe o União da Madeira, ou o Sporting, que visita o Sporting de Braga, ambos os jogos domingo às 17h00.

“Esta edição da Liga NOS foi marcada por enorme competitividade, grandes jogos, muitos golos e ainda por bons valores de assistências nos estádios de vários clubes participantes na prova”, regozijou-se.

Quanto à emotividade, Pedro Proença lembrou que há ainda uma vaga para as pré-eliminatórias da Liga Europa por atribuir e, na luta pela permanência, três equipas vão tentar escapar ao segundo lugar de descida, acompanhando a Académica.

“Saúdo os 18 clubes participantes pela extraordinária edição que conseguiram produzir”, reforçou.

Felicitou ainda o Arouca “pelo feito de ter conseguido garantir o quinto lugar e, com isso, aceder a uma prova europeia pela primeira vez na sua história”, e deixou uma “palavra de apreço e incentivo à Académica”.

Quanto à II Liga, recordou que o FC Porto B já assegurou o título e que o Grupo Desportivo de Chaves garantiu um lugar garantido na próxima edição da Liga, e lembrou que “há ainda uma vaga a disputar nos lugares de subida e há três equipas com hipóteses reais de a preencher”.

“A fuga à despromoção terá também um desfecho emocionante, com a última ronda a ser decisiva para definir quem fica na LEDMAN LigaPro e quem, na próxima época, não poderá aceder às competições profissionais. Parabéns a todos e boa sorte para as grandes decisões que aí vêm”, concluiu.