O Sporting de Braga voltou a não dar luta aos ‘grandes’, mas revalidou o ‘título’ de ‘rei dos pequenos’ da I Liga portuguesa de futebol, colocando-se a apenas um ‘cetro’ do vizinho Vitória de Guimarães.

A exemplo do que sucedeu na temporada transata, os ‘arsenalistas’, com Paulo Fonseca ao comando, só perderam para Benfica, Sporting e FC Porto, que ocuparam os três primeiros lugares pela terceira época consecutiva.

O conjunto bracarense voltou a ficar longe dos primeiros, mas isso também se ficou a dever à aposta nas outras competições, visto que cedo a equipa se instalou na quarta posição, com confortável vantagem sobre os perseguidores.

Os comandados de Paulo Fonseca chegaram longe na Liga Europa (quartos de final) e na Taça da Liga (meias-finais) e ainda podem vencer uma competição, a Taça de Portugal: jogam domingo a final, frente ao FC Porto.

Em tantas frentes, o Sporting de Braga acabou, em muitos momentos, por não apresentar os melhores no campeonato, mas o título de ‘rei dos pequenos’ nunca esteve, verdadeiramente, em perigo, apesar da reação final do surpreendente Arouca.

Bem melhor em casa, onde só perdeu duas vezes, com Benfica e Sporting, do que em reduto alheio, onde apenas triunfou em cinco ocasiões e fechou com um registo negativo em golos (13-18), o conjunto minhoto igualou os 58 pontos da época passada, com Sérgio Conceição.

No ‘ranking’ dos ‘pequenos’, o Sporting de Braga está agora a um título de igualar o Vitória de Guimarães, que ocupa o último lugar do pódio, com 13 ‘títulos’, o derradeiro em 2007/2008, com um terceiro posto, à frente do Benfica.

Os bracarenses, que cumpriram o objetivo de ficar no ‘top 4’ e seguem para a Liga Europa, têm dominado nos últimos anos, somando três vitórias neste campeonato em sete temporadas e oito nas derradeiras 12, numa clara ‘maioria absoluta’.

Na última década, as exceções foram protagonizadas por Vitória de Guimarães (terceiro em 2007/08), Nacional (quarto em 2008/09), Paços de Ferreira (terceiro em 2012/13) e Estoril-Praia (quarto em 2013/14).

Apesar de não saber o que é ser o melhor desde 1987/88 (terceiro, à frente do Sporting), o Belenenses lidera destacado o ‘ranking’, com 25 triunfos, contra 16 de Boavista, o derradeiro em 2001/2002 (segundo, atrás dos ‘leões’).