Nuno Espírito Santo é a aposta de Pinto da Costa para terminar com a ‘fome’ de títulos que se sente no ‘Dragão’. O antigo treinador do Rio Ave e Valência chega ao FC Porto e garante que se sente capaz de devolver títulos ao clube azul e branco. Para Espírito Santo, há um ciclo no FC Porto que tem de ser quebrado.

“Venho de uma liga exigente em que os adversários são campeões europeus, equipas com os melhores jogadores do Mundo. São desafios constantes que nos fazem crescer . Agora a realidade é outra. É chegar a um clube historicamente vencedor com a necessidade de construir novamente algo que nos últimos três anos não aconteceu e que não pode continuar. O ciclo tem de ser interrompido e transformado num novo ciclo de vitórias”.

Apesar da sua carreira ainda ser curta, Nuno Espírito Santo afirma que tem muito conhecimento no que toca ao Campeonato Português. Para o treinador português a Liga Portuguesa tem equipas cuja maior preocupação é defender bem e que vai equipas como o FC Porto tem de arranjar soluções para contrariar essas estratégias.

“A grande maioria das equipas baseia o seu jogo no processo defensivo. Quando assim é, equipas como o FC Porto tem, logicamente, de procurar soluções para contrariar essa tendência geral. Sabemos que em 90 porcento dos jogos vamos encontrar este cenário”, realçou.

Enquanto triando dos ‘dragões’ Nuno Espírito Santo já sabe como vai gerir a equipa do FC Porto. Para o técnico, um dos pilares da relação entre treinador e jogador está no respeito entre ambos.

“Exijo respeito. O respeito entre nós e entre quem trabalha é fundamental. O espaço de treino é sagrado. Aí sou intransigente e exigente com um único objetivo: tirar o melhor do dia a dia e do jogador em si”.

Nuno Espírito Santo foi o treinado escolhido para suceder Julen Lopetegui e José Peseiro.

Depois de três anos arredados dos títulos de campeão, o antigo treinador do Valência é aposta declarada do Presidente do FC Porto, Pinto da Costa, para trazer de volta a equipa azul e branca aos títulos.