Jorge Jesus não vai estar sentado no banco de suplentes do jogo do Sporting contra o Légia de Varsóvia. Até aqui não há nenhuma novidade. No entanto, o treinador português está proibido de ter qualquer contacto com a sua equipa. De acordo com o jornal ‘A Bola’, o técnico do clube leonino vai ter de se separar dos intervenientes do jogo antes de entrar no recinto desportivo do Estádio de Alvalade.

Com efeito, Jorge Jesus pode viajar com a equipa de autocarro e dar umas últimas indicações, mas depois não pode ter nenhum contacto com eles durante o período de jogo.

O ‘embargo a Jesus’ dura até passarem 15 minutos após o apito final. Após esse período, o treinador está livre de falar com a equipa técnica, jogadores e comparecer na conferência de imprensa. A ‘flash-interview’ fica a cargo de Raul José, o homem que vai ‘substituir’ Jesus.

Jorge Jesus deverá marcar presença em Alvalade e ver o jogo num camarote bem acima da linha do relvado. Apesar do castigo, o português pode ver o jogo no estádio. Contudo, todas as comunicações estão proibidas. Isto inclui qualquer tipo de contacto via telefone ou por mensagem.

Apesar de estas serem as imposições da UEFA, há precedentes que mostram o incumprimento por parte de técnicos excluídos. José Mourinho foi o alegado protagonista de uma destas ‘infrações’. Nos tempos de Chelsea, o português quebrou um castigo e ‘invadiu’ o balneário para dar indicações aos jogadores. De seguida, para evitar os delegados da UEFA, terá fugido num carro da lavandaria.

Não é esperado que Jorge Jesus faça algo semelhante. O treinador do clube leonino deverá ver o jogo no camarote e, após o final do jogo, integrar as conferências de imprensa.

Sporting e Légia de Varsóvia jogam esta terça-feira a segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Ambas as equipas vão à procura da primeira vitória nesta edição da Champions.