A campanha pelo respeito e o 'fair play' no desporto, que será implementada no fim de semana em todos os jogos das I e II ligas, foi esta quinta-feira apresentada pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF).

Antes de as partidas se iniciarem, os árbitros nomeados irão envergar uma t'shirt alusiva ao tema e com a inscrição a preto no peito a dizer 'Respeito. Também serão entregues às equipas e às claques cartões brancos, que simbolizam o 'fair play' como forma de estar no desporto.

E em cada estádio, o 'speaker' de serviço irá fazer uma comunicação para enaltecer e apelar a valores como o respeito e a educação cívica dentro dos estádios de futebol.

"Na última época, 16 jovens árbitros foram agredidos nos campos de futebol em partidas dos escalões de formação. E a grande maioria das agressões foram perpretadas pelos pais, os quais, nos dias que correm, são uns dos principais problemas que temos nos recintos desportivos", referiu Luciano Gonçalves, presidente da APAF.

Além da APAF, a esta campanha associam-se a Liga Portuguesa de Futebol Profissinal, a Federação Portuguesa de Futebol e o Plano Nacional de Ética no Desporto.

"A violência verbal e física tem de ser erradicada dos campos portugueses. E não podemos justificar a violência com fatores como a crise económica ou como válvula de escape para outros problemas", argumentou José Lima, membro do Plano Nacional da Ética e do Desporto.

Em representação da Liga esteve Ana Ribeiro, uma antiga árbitro de futebol que já brindou com o cartão branco do 'fair play' duas equipas dos escalões jovens da Associação de Lisboa: a Quinta dos Lombos e os Leões de Porto Salvo.

A este respeito e relativamente aos principais campeonatos nacionais, ou seja, as I e II Ligas, distinguir os futebolistas mais corretos com um cartão branco ainda não é possível.

"Os atuais regulamentos ainda não o permitem. Teremos todos de trabalhar em conjunto para que o futebolista mais correto em cada partida seja premiado com um cartão branco", defendeu Luciano Gonçalves, presidente da APAF.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.