Há três anos, o futebol português acordava com a triste notícia de que Eusébio da Silva Ferreira tinha falecido na madrugada de domingo devido a uma paragem cardiorespiratória. O Pantera negra tinha 71 anos quando se sentiu mal durante a noite e acabou por não sobreviver à condição.

O funeral de Eusébio levou milhares de pessoas ao Estádio da Luz para prestar uma última homenagem ao antigo avançado dos ‘encarnados’ da década de 60.

Com três anos volvidos, o corpo do antigo jogador do Benfica e da seleção nacional foi transladado para o Panteão Nacional e mantém-se um símbolo do clube da Luz onde se tornou o 'Rei'.

Pela seleção portuguesa, Eusébio foi um dos obreiros que levaram Portugal ao terceiro lugar no Campeonato do Mundo de 1966. Na memória ficaram as lágrimas do Pantera Negra depois da derrota frente a Inglaterra no jogo que dava acesso à final do Mundial.

No total, foram 546 os golos que marcou pela selecção portuguesa e ao serviço dos clubes por que passou. Pelo Benfica, foram 473, em 440 jogos oficiais. Cometeu a proeza de marcar 32 golos em 17 jogos consecutivos, tendo ainda conseguido marcar seis golos no mesmo jogo em três ocasiões.

Nascido na antiga cidade de Lourenço Marques, agora Maputo, Eusébio foi um dos jogadores mais marcantes do futebol português na década de 60. O avançado foi o primeiro luso a vencer a Bola de Ouro atribuída pela revista France Football quando tinha apenas 20 anos.

Recorde os momentos mais marcantes de Eusébio da Silva Ferreira no especial feito pelo SAPO Desporto na altura do óbito.

Mundial de 66, Inglaterra vence, mas quem brilha é Eusébio

Nota 17 para a estreia de Portugal no Mundial de 66

Mito de Salazar ter impedido a sua saída

À boleia do Rei, despedida de Eusébio na primeira pessoa