A associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) pretende recrutar jovens para a formação na atividade, mas realça que o futuro da arbitragem em Portugal está assegurado para os próximos anos.

“O futuro da arbitragem em Portugal está assegurado. Nós podemos sempre melhorá-lo muito, da mesma forma que perguntamos se o futuro das nossas seleções está assegurado e nós dizemos que sim”, afirmou o presidente da APAF, Luciano Gonçalves, em declarações à Agência Lusa.

No dia que marcou o arranque do projeto de cariz social ‘Arbitragem no bairro', na aldeia de Santa Isabel, em Sintra, o líder da arbitragem em Portugal explicou que a iniciativa tem também outros objetivos, como a "transmissão valores" e a oferta de "oportunidades profissionais".

“Este projeto é muito mais do que recrutar árbitros para as associações e para o futebol português. Podemos dar aos jovens oportunidades profissionais, porque a arbitragem acaba por ser uma oportunidade profissional. Temos que vir cá buscá-los e transmitir ainda valores como o ‘fair play' e o respeito. Faremos uma troca de ideias interessante", disse.

Contudo, Luciano Gonçalves reconhece que o clima de crispação no futebol e a polémica em torno dos árbitros vivida na presente temporada em Portugal não abona em favor da iniciativa, porém mostrou-se confiante no sucesso.

"Todo este clima, tudo isto impede que os jovens olhem para a arbitragem de outra forma e todos aqueles que já tinham este ‘input' acabam por desistir. Não podemos ficar ou darmo-nos por satisfeitos com os que temos e com esta imagem errada que passa da arbitragem. Aqui, temos uma forma excelente de contribuir para a visão do desporto de outra forma", argumentou.

Por fim, o presidente da APAF frisou que a arbitragem "não é só aquilo que se consome na televisão" e que a iniciativa será sempre positiva "se for colocada na sociedade e no mundo desportivo um jovem recrutado".