Primeira liga

15-05-2017 11:20

No caminho para o 'tetra' conheça as 'pedras' que fizeram tropeçar Benfica e FC Porto

Recorde os resultados do Benfica frente aos adversários que roubaram pontos ao FC Porto.
Kostas Mitroglou reage após falhar um golo na derrota do Benfica diante do Marítimo no Funchal.
Foto: Rui Santos

Kostas Mitroglou reage após falhar um golo na derrota do Benfica diante do Marítimo no Funchal.

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

O Benfica assegurou matematicamente a conquista do inédito 'tetracampeonato' com um triunfo sobre o Vitória de Guimarães quando falta uma jornada para o final do campeonato. O emblema da Luz conquistou o seu quarto título consecutivo e conseguiu aproveitar vários desaires do FC Porto para continuar na liderança.

O campeonato ainda não terminou, mas já há campeão definido depois de 33 jornadas disputadas. A equipa de Rui Vitória foi a mais regular e liderou a prova desde a 5ª jornada. Na recta final do campeonato, o FC Porto desperdiçou uma ocasião soberana para se apresentar na Luz com o estatuto de líder do campeonato ao empatar em casa com o Vitória de Setúbal a 0-0.

Fazendo a contabilidade aos pontos perdidos entre as duas equipas há quatro equipas em comum nos 'tropeções' dos dois candidatos ao título, para além dos dois empates entre Benfica e FC Porto a 1-1.

No trajecto do Benfica para assegurar o 'tetracampeonato', a formação liderada por Rui Vitória deixou vários pontos pelo caminho, mas também acabou por beneficiar dos 'tropeções' da equipa de Nuno Espírito Santo.

Mas vamos por partes. O FC Porto perdeu os primeiros pontos da época logo à terceira jornada na deslocação a Alvalade. O Sporting de Jorge Jesus ainda contava com Islam Slimani e o triunfo por 2-1 veio demonstrar que o técnico leonino mantinha o estatuto de invencibilidade frente aos 'dragões' da época anterior. Já o Benfica deslocou-se a Alvalade à 30ª jornada tendo somado um ponto com um empate a 1-1 quando na mesma jornada o FC Porto não ia além de um empate em casa diante do Feirense a 0-0.

Duas jornadas depois da derrota em Alvalade, o FC Porto voltaria a deixar pontos pelo caminho com um empate a 0-0 na deslocação a Tondela, onde o Benfica venceu por 1-0 na primeira jornada. À 5ª jornada o Benfica assumia a liderança do campeonato nacional e parecia que a disputa pelo título iria ser com o Sporting.

Três jornada depois do empate a 0-0 em Tondela, o FC Porto voltou a marcar passo na corrida ao título ao empatar no Bonfim, a 0-0, com o Vitória de Setúbal, na véspera de receber o Benfica para o campeonato. Na jornada seguinte no Dragão, um golo de Lisandro López empatou o 'clássico' a 1-1 e permitiu ao Benfica sair do Porto com a liderança. A sequência de maus resultados do FC Porto prolongou-se e na jornada seguinte após o 'clássico' novo empate da equipa de Espírito Santo no Restelo frente ao Belenenses por 0-0.

Em comparação com os resultados do FC Porto no Estádio do Bonfim e no Estádio do Restelo, a equipa de Rui Vitória conseguiu sair vitoriosa no reduto do Belenenses e perdeu por 1-0 na visita ao Vitória de Setúbal.

À 16ª jornada, o FC Porto visitava o Paços de Ferreira e perdia mais dois pontos na corrida ao título com um empate a 0-0. Nessa jornada o Benfica vencia no Estádio D. Afonso Henriques e cimentava a liderança da prova. Em comparação, o Benfica também perdeu pontos na deslocação à Mata Real com um empate a 0-0 na véspera de receber o FC Porto.

No entanto, o FC Porto não aproveitou o empate dos 'encarnados' com o Paços de Ferreira e desperdiçou uma oportunidade de ouro para assumir a liderança do campeonato com um empate caseiro a 1-1 frente ao Vitória de Setúbal. Em comparação, o Benfica também não foi além de um empate a 1-1 na receção ao emblema do Bonfim na primeira jornada do campeonato nacional.

Na recta final do campeonato, o FC Porto voltou a desperdiçar pontos na véspera da deslocação do Benfica a Alvalade e com um empate em Braga a 1-1 'ofereceu' à equipa de Rui Vitória uma distância confortável para o 'dérbi' de Alvalade. Na deslocação a Braga, o Benfica conquistou os três pontos com um golo de Mitroglou à 22ª jornada.

Com o Benfica a visitar o Sporting à 30ª jornada, a equipa de Nuno Espírito Santo recebia o Feirense com a possibilidade de ficar a um ponto dos 'encarnados', mas o empate caseiro a 0-0 com a formação de Santa Maria da Feira deixou tudo na mesma com o empate a 1-1 no final do dérbi de Lisboa. Já o Benfica goleou o Feirense no Estádio da Luz por 4-0.

E a três jornadas para o final do campeonato, o FC Porto estava obrigado a vencer na deslocação ao Funchal onde o Benfica tinha sido derrotado por 2-1 na primeira volta. A equipa de Nuno Espírito Santo até abriu o marcador por Otávio, mas um golo dos insulares no segundo tempo tirou mais dois pontos aos 'dragões' naquele que foi o 10º empate do FC Porto no campeonato.

Comparativo entre FC Porto e Benfica

3ª Jornada: Sporting 2-1 FC Porto - Perdeu 3 pontos | 30ª Jornada: Sporting 1-1 Benfica - Perdeu dois pontos

5ª Jornada: Tondela 0-0 FC Porto - Perdeu dois pontos | Benfica venceu 2-0 na deslocação mais três pontos

6ª Jornada: FC Porto 3-1 Boavista - Venceu três pontos | 17ª Jornada: Benfica 3-3 Boavista - Perdeu dois pontos

9ª Jornada: V. Setúbal 0-0 FC Porto - Perdeu dois pontos | 19ª Jornada: V. Setúbal 1-0 Benfica - Perdeu três pontos

10ª Jornada: FC Porto 1-1 Benfica - Perdeu dois pontos | 17ª Jornada: Benfica 1-1 FC Porto - Perdeu dois pontos

11ª Jornada: Belenenses 0-0 FC Porto - Perdeu dois pontos | 8ª Jornada: Benfica venceu por 2-0 no Restelo

16ª Jornada: Paços Ferreira 0-0 FC Porto - Perdeu dois pontos | 26ª Paços Ferreira 0-0 Benfica - Perdeu dois pontos

26ª Jornada: FC Porto 0-0 Vitória Setúbal - Perdeu dois pontos | 2ª Jornada: Benfica 1-1 V. Setúbal - Perdeu dois pontos

29ª Jornada: Braga 1-1 FC Porto - Perdeu dois pontos | 22ª Jornada: Benfica venceu 1-0 - Venceu os três pontos.

30ª Jornada: FC Porto 0-0 Feirense - Perdeu dois pontos | 7ª Jornada: Benfica goleou Feirense por 4-0 - Venceu os três pontos

32ª Jornada: Marítimo 1-1 FC Porto - Perdeu dois pontos | 12ª Jornada: Marítimo 2-1 Benfica - Perdeu três pontos


(Artigo publicado no sábado)

Conteúdo publicado por Sportinforma