O Benfica assegurou matematicamente a conquista do inédito 'tetracampeonato' com um triunfo sobre o Vitória de Guimarães quando falta uma jornada para o final do campeonato. O emblema da Luz conquistou o seu quarto título consecutivo e conseguiu aproveitar vários desaires do FC Porto para continuar na liderança.

O campeonato ainda não terminou, mas já há campeão definido depois de 33 jornadas disputadas. A equipa de Rui Vitória foi a mais regular e liderou a prova desde a 5ª jornada. Na recta final do campeonato, o FC Porto desperdiçou uma ocasião soberana para se apresentar na Luz com o estatuto de líder do campeonato ao empatar em casa com o Vitória de Setúbal a 0-0.

Fazendo a contabilidade aos pontos perdidos entre as duas equipas há quatro equipas em comum nos 'tropeções' dos dois candidatos ao título, para além dos dois empates entre Benfica e FC Porto a 1-1.

No trajecto do Benfica para assegurar o 'tetracampeonato', a formação liderada por Rui Vitória deixou vários pontos pelo caminho, mas também acabou por beneficiar dos 'tropeções' da equipa de Nuno Espírito Santo.

Mas vamos por partes. O FC Porto perdeu os primeiros pontos da época logo à terceira jornada na deslocação a Alvalade. O Sporting de Jorge Jesus ainda contava com Islam Slimani e o triunfo por 2-1 veio demonstrar que o técnico leonino mantinha o estatuto de invencibilidade frente aos 'dragões' da época anterior. Já o Benfica deslocou-se a Alvalade à 30ª jornada tendo somado um ponto com um empate a 1-1 quando na mesma jornada o FC Porto não ia além de um empate em casa diante do Feirense a 0-0.

Duas jornadas depois da derrota em Alvalade, o FC Porto voltaria a deixar pontos pelo caminho com um empate a 0-0 na deslocação a Tondela, onde o Benfica venceu por 1-0 na primeira jornada. À 5ª jornada o Benfica assumia a liderança do campeonato nacional e parecia que a disputa pelo título iria ser com o Sporting.

Três jornada depois do empate a 0-0 em Tondela, o FC Porto voltou a marcar passo na corrida ao título ao empatar no Bonfim, a 0-0, com o Vitória de Setúbal, na véspera de receber o Benfica para o campeonato. Na jornada seguinte no Dragão, um golo de Lisandro López empatou o 'clássico' a 1-1 e permitiu ao Benfica sair do Porto com a liderança. A sequência de maus resultados do FC Porto prolongou-se e na jornada seguinte após o 'clássico' novo empate da equipa de Espírito Santo no Restelo frente ao Belenenses por 0-0.

Em comparação com os resultados do FC Porto no Estádio do Bonfim e no Estádio do Restelo, a equipa de Rui Vitória conseguiu sair vitoriosa no reduto do Belenenses e perdeu por 1-0 na visita ao Vitória de Setúbal.

À 16ª jornada, o FC Porto visitava o Paços de Ferreira e perdia mais dois pontos na corrida ao título com um empate a 0-0. Nessa jornada o Benfica vencia no Estádio D. Afonso Henriques e cimentava a liderança da prova. Em comparação, o Benfica também perdeu pontos na deslocação à Mata Real com um empate a 0-0 na véspera de receber o FC Porto.

No entanto, o FC Porto não aproveitou o empate dos 'encarnados' com o Paços de Ferreira e desperdiçou uma oportunidade de ouro para assumir a liderança do campeonato com um empate caseiro a 1-1 frente ao Vitória de Setúbal. Em comparação, o Benfica também não foi além de um empate a 1-1 na receção ao emblema do Bonfim na primeira jornada do campeonato nacional.

Na recta final do campeonato, o FC Porto voltou a desperdiçar pontos na véspera da deslocação do Benfica a Alvalade e com um empate em Braga a 1-1 'ofereceu' à equipa de Rui Vitória uma distância confortável para o 'dérbi' de Alvalade. Na deslocação a Braga, o Benfica conquistou os três pontos com um golo de Mitroglou à 22ª jornada.

Com o Benfica a visitar o Sporting à 30ª jornada, a equipa de Nuno Espírito Santo recebia o Feirense com a possibilidade de ficar a um ponto dos 'encarnados', mas o empate caseiro a 0-0 com a formação de Santa Maria da Feira deixou tudo na mesma com o empate a 1-1 no final do dérbi de Lisboa. Já o Benfica goleou o Feirense no Estádio da Luz por 4-0.

E a três jornadas para o final do campeonato, o FC Porto estava obrigado a vencer na deslocação ao Funchal onde o Benfica tinha sido derrotado por 2-1 na primeira volta. A equipa de Nuno Espírito Santo até abriu o marcador por Otávio, mas um golo dos insulares no segundo tempo tirou mais dois pontos aos 'dragões' naquele que foi o 10º empate do FC Porto no campeonato.

Comparativo entre FC Porto e Benfica

3ª Jornada: Sporting 2-1 FC Porto - Perdeu 3 pontos | 30ª Jornada: Sporting 1-1 Benfica - Perdeu dois pontos

5ª Jornada: Tondela 0-0 FC Porto - Perdeu dois pontos | Benfica venceu 2-0 na deslocação mais três pontos

6ª Jornada: FC Porto 3-1 Boavista - Venceu três pontos | 17ª Jornada: Benfica 3-3 Boavista - Perdeu dois pontos

9ª Jornada: V. Setúbal 0-0 FC Porto - Perdeu dois pontos | 19ª Jornada: V. Setúbal 1-0 Benfica - Perdeu três pontos

10ª Jornada: FC Porto 1-1 Benfica - Perdeu dois pontos | 17ª Jornada: Benfica 1-1 FC Porto - Perdeu dois pontos

11ª Jornada: Belenenses 0-0 FC Porto - Perdeu dois pontos | 8ª Jornada: Benfica venceu por 2-0 no Restelo

16ª Jornada: Paços Ferreira 0-0 FC Porto - Perdeu dois pontos | 26ª Paços Ferreira 0-0 Benfica - Perdeu dois pontos

26ª Jornada: FC Porto 0-0 Vitória Setúbal - Perdeu dois pontos | 2ª Jornada: Benfica 1-1 V. Setúbal - Perdeu dois pontos

29ª Jornada: Braga 1-1 FC Porto - Perdeu dois pontos | 22ª Jornada: Benfica venceu 1-0 - Venceu os três pontos.

30ª Jornada: FC Porto 0-0 Feirense - Perdeu dois pontos | 7ª Jornada: Benfica goleou Feirense por 4-0 - Venceu os três pontos

32ª Jornada: Marítimo 1-1 FC Porto - Perdeu dois pontos | 12ª Jornada: Marítimo 2-1 Benfica - Perdeu três pontos


(Artigo publicado no sábado)