As seleções masculinas de futebol de Angola e do Lesotho jogam sexta-feira em Maseru, para a terceira jornada do grupo C, de apuramento ao CAN2015, no Reino de Marrocos. Este será o quinto confronto entre os as duas seleções.

No histórico futebolístico entre as duas nações, os angolanos levam vantagem de três vitórias contra uma do adversário.

Após o primeiro confronto, no dia 10 de maio de 1990, em que venceram por 3-1, em jogo enquadrado no torneio comemorativo ao aniversário da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), no estádio da Manchava, em Moçambique, os “Palancas Negras” baquearam uma única vez em 2000.

Na ocasião, derrota mínima de 2-1, dia 23 de julho no Setsoto Stadium, em Maseru, para a primeira mão da então Taça Cosafa, com golo de Akwá, aos 25 minutos.

Liderados pelo falecido luso cabo-verdiano Carlos Alhinho, alinharam no encontro, além de Akwá, Ndulo (Guarda-redes), Renato Campos (Djana), Neto, Hélder Vicente, Yamba Asha, Carlos Pedro, Joni, Paulão (Tatis), Edson Kata e Silas.

Entretanto, na primeira vez que se defrontaram (1990), na vitória de 3-1 em Moçambique, os golos do combinado angolano foram apontados por Mona, Ndunguidi e Zequita.

Sob liderança técnica do atual comentarista desportivo Arlindo Leitão, faziam parte da seleção angolana Capelo (Guarda-redes), Nejó (Bravo da Rosa), Pedro Afonso, Bebé, Luís Bento, Arsénio, Mauzi, Ndunguidi (Jesus), Zequita, Mona, Viera Dias (Nando Saturnino).

Dia 4 de julho de 1999, sob batuta de Djalma Cavalcante (falecido), Angola viria a vencer o oponente de sexta-feira por uma bola a zero, no Setsoto Stadium (Maseru), em partida referente aos quartos-de-final da Taça Cosafa.

O golo solitário do encontro foi apontado pelo antigo goleador do Petro Atlético de Luanda, Betinho, aos 25 minutos, em partida onde também jogaram o guarda-redes Nando, Hélder Vicente, Renato Campos, Didi, Julião, Delgado, Jonas, Joni, Zico (Mendonça) e Jaburu.

O último jogo entre os candidatos a uma das duas vagas do grupo C ao CAN de 2015 no Reino de Marrocos aconteceu a 30 de abril de 2006 no Setsoto Stadium (Maseru), para a 2ª jornada do torneio Cosafa – grupo A.

Vitória convincente dos Palancas Negras de 3-1 com dois golos de Ze Kalanga, aos 47 e 50 minutos, enquanto Mateus fechou a contagem aos 61'.

Representaram o país naquele encontro, além dos marcadores, João Ricardo (guarda-redes), Locô, Jamba (Lebo-Lebo), Delgado, Zé Augusto (Joãozinho), Simão, Fofaná (Love Kabungula) e Akwá.