O selecionador angolano de futebol, Romeu Filemon, considerou, terça-feira, o pouco tempo de preparação e a indisponibilidade dos avançados Vetokele e Manucho Gonçalves como umas das causas do fracasso no apuramento ao CAN2015.

Falando no lançamento do jogo desta noite diante do Burkina Faso, o técnico referiu que se a preparação tivesse iniciado mais cedo a qualificação seria possível, fruto da qualidade dos futebolistas que convocou.

Disse que a indisponibilidade de Vetokele, por lesão, e Manucho Gonçalves, por razões até aqui pouco convincentes, deixaram a seleção fragilizada, pois os atletas chamados para os substituir não revelaram as mesmas qualidades na finalização.

O treinador assumiu ter faltado mais dinamismo no trabalho administrativo, para complementar as ações realizadas pela equipa técnica e atletas.

Por outro, considera que o país ganhou uma seleção mais jovem e com grande margem de progressão.

O selecionador prevê que Angola venha a se tornar, dentro de dois a quatro anos, numa referência futebolística no continente africano, caso o trabalho iniciado este ano continue de forma melhorada.

“Temos que continuar a acreditar neste grupo de trabalho, pois é constituído por jogadores de qualidade e com estrutura mental muito forte, embora muitos deles estejam a representar equipas secundárias na Europa”, afirmou.

Em cinco jogos, Angola tem duas derrotas, uma vitória e dois empates, totalizando cinco pontos no terceiro lugar do grupo C, do qual apuraram-se as selecções do Burkina Faso (10 pontos) e Gabão (9).