Portugal perdeu, ontem, em Aveiro, com a Albânia por 0-1 no jogo da primeira jornada da fase de qualificação para o Euro2016, provocando uma forte contestação por parte do público português.

Para Manuel José, antigo treinador de clubes como Sporting, Braga, Guimarães, Boavista e Benfica, a culpa foi de Paulo Bento querer agradar o público português depois do que se passou no Mundial do Brasil.

"Depois do que aconteceu no Mundial, a seleção entrou pressionada no jogo em Aveiro. Portugal quis emendar o que passou no Brasil. Com esta renovação, que não se consegue sem resultados positivos, o importante era conseguir uma vitória sobre a Albânia. Paulo Bento quis ser simpático, mas menosprezou o valor da Albânia", começou por dizer Manuel José, em entrevista ao SAPO Desporto.

"Tenho o maior respeito por Paulo Bento, mas houve vontade clara de querer agradar as pessoas. Acho que não foi correto começar já a lançar jogadores que não estiveram no Mundial num jogo tão importante", acrescentou.

O treinador de 68 anos não entende a razão de alguns jogadores terem sido convocados para este jogo importante, assim como a ausência de outros.

"Iniciar uma renovação foi um risco não calculado. A seleção portuguesa estava convencida que iria ganhar, por isso foram lançados jovens para fazer com que as pessoas voltassem a apoiar a seleção. Era fundamental ganhar e não se pensou nisso. Acho que ainda é cedo para se colocar tudo em causa, mas a verdade é que Paulo Bento contribuiu para isso", referiu.

A 14 de outubro, Portugal joga na Dinamarca, um adversário que já complicou as contas lusas em apuramentos anteriores.

"Já temos o hábito de ficar à espera até ao último jogo para saber o que vai acontecer, é a tendência quando nos calham grupos menos difíceis, este Grupo (I) é fraco, e mais uma vez estamos a começar mal. Se perdermos na Dinamarca, aí sim, vai levantar-se uma onda de contestação muito grande para Paulo Bento. E nestas alturas o 'patinho feio' é de facto o treinador. Quem paga é sempre o treinador, sei disso pela minha experiência", analisou Manuel José.

Recorde-se que os adversários de Portugal nesta fase de qualificação para o Euro2016 são Arménia, Sérvia, Dinamarca e Albânia.