O afastamento da Holanda do Euro2016 foi a grande surpresa da fase de qualificação. Nem com o alargamento da fase final, de 16 para 24 equipas, a Laranja Mecânica conseguiu o passaporte para França2016. Os holandeses acabaram o Grupo A com 13 pontos, atrás da Turquia (18), Islândia (20) e República Checa (21), batendo a Letónia e o Cazaquistão. Conseguiram quatro vitórias, um empate e cinco derrotas, sendo que não venceram qualquer encontro em casa contra as equipas que se apuraram.

Mas a eliminação da Laranja Mecânica ficou traçada a 12 de julho de 2014... no Brasil. Confuso? Diz a história que desde 1982 que a seleção que fica em terceiro lugar no Mundial não consegue apurar-se para o Europeu seguinte. Em 33 anos, apenas a Alemanha conseguiu contrariar a história. Mas a Alemanha contraria tudo.

Senão vejamos. Tudo começou em 1982, em Espanha. A Polónia ficou com o último lugar do pódio ao bater a França por 3-2. Os polacos viriam a falhar o apuramento para o Europeu de 1984, vencendo apenas um jogo no seu grupo 2, com Portugal a ser apurado, à frente da URSS.

Quatro anos depois repetiu-se a maldição. A França vence a Bélgica e fica com o bronze no México1986 mas falha depois o apuramento para o Europeu de 1988 na Alemanha, já que não conseguiram melhor que o terceiro lugar no seu grupo de qualificação, ficando atrás da República Federal Alemã e URSS, a seleção que se qualificou.

A maldição do terceiro lugar seria confirmada quatro anos depois pela Itália. A Squadra Azzurra ficou no último lugar do pódio no Mundial de 1990 que organizou mas falhou o apuramento para o Euro92 na Suécia. No grupo 3 de apuramento, a Itália fez menos três pontos que a União Soviética, a seleção apurada.

A próxima "vítima" deste estigma seria a Suécia, que no Mundial de 1994 fez uma campanha notável, ao ficar com terceiro posto, depois de golear a Bulgária. Mas o "vírus" do terceiro lugar haveria de atacar em força na qualificação para o Europeu de 1996 em Inglaterra, com o suecos a serem batidos pelos suíços e turcos, os apurados.

A Croácia, terceira no Mundial de 1998 em França, ficou a um ponto da República da Irlanda e a dois da Jugoslávia, falhando assim o apuramento ao Euro2000. Seguiu-se a Turquia (3ª no Mundial2002) que também não conseguiu o bilhete para o Euro2004 em Portugal (eliminado pela Letónia nos play-off). Os turcos foram a sexta vítima da maldição do terceiro lugar, que este ano abateu-se sobre a Holanda.

Antidoto do "vírus" está na Alemanha

Em 33 anos, apenas uma seleção logrou sobreviver ao vírus e seguir em frente. E logo em duas ocasiões. Os germânicos venceram Portugal por 3-1 em 2006 na atribuição dos terceiro e quarto lugares e apuraram-se depois para o Euro2008, prova onde apenas foram batidos na final pela Espanha, com um golo Fernando Torres. No Mundial2010 na África do Sul, a Alemanha volta a ficar com o último lugar do pódio mas consegue sobreviver ao "vírus do terceiro lugar", mais uma vez, apurando-se para o Euro2012, onde foram afastados nas meias-finais pela Itália.