A Suécia venceu hoje a Dinamarca, por 2-1, em Solna, arredores de Estocolmo, e colocou-se em vantagem no duelo entre vizinhos escandinavos no ‘play-off’ de qualificação para o Euro2016 de futebol, em França.

A seleção sueca esteve a vencer por 2-0, com golos de Emil Forsberg (1-0), aos 45 minutos, e Zlantan Ibrahiomovic (2-0), aos 50, na marcação de uma grande penalidade, mas acabou por permitir a reação da Dinamarca, que reduziu para 2-1, por Nicolai Jorgensen, aos 80.

O encontro, que teve um início com poucas situações de perigo, animou perto do intervalo com Zlatan Ibrahimovic, aos 40 minutos, a procurar surpreender o guarda-redes dinamarquês Kasper Schmeichel, mas a bola saiu ao lado do poste esquerdo.

Aos 44 minutos, o dinamarquês Nicklas Bendtner dispôs de uma oportunidade para marcar, na cara do guarda-redes sueco Andres Isaksson, mas foi impedido de o fazer nas melhores condições por Erik Johansson.

Praticamente na resposta, a Suécia chegou à vantagem por Emil Forsberg (1-0), aos 40 minutos, com um remate na passada, a fugir do guarda-redes Kasper Schmeichel, após uma solicitação de Likael Lustig.

Ainda antes do intervalo, na conversão de um livre direto em posição quase central, o guarda-redes dinamarquês Kasper Schmeichel negou o golo a Zlatan Ibrahimovic, com uma ‘sapatada’ em voo.

No início da segunda parte, a seleção sueca elevou para 2-0 por Zlatan Ibrahimovic, na conversão de uma grande penalidade, e dispôs, em seguida, de várias oportunidades para elevar a diferença.

Com o decorrer da partida, e respondendo à perda de fulgor da Suécia, a Dinamarca começou a acreditar que podia alterar o resultado e acabou por reduzir para 2-1 por Nicolai Jorgensen (2-1), aos 80, e esteve muito perto do empate.

Suécia, terceira classificada do grupo G, atrás da Áustria (1.º) e da Rússia (2.º), e Dinamarca, terceira do grupo I, atrás de Portugal (1.º) e da Albânia (2.º), decidem na terça-feira, no jogo da segunda mão do ‘play-off’, uma das quatro vagas ainda em aberto para o Euro2016 de França.

O sorteio da fase final, para a qual Portugal se apurou como vencedor do grupo I, terá lugar em Paris no próximo dia 12 de dezembro.