O escalão secundário do futebol profissional português adoptou a denominação de Liga Orangina, numa parceria que o presidente da Liga de Clubes, Fernando Gomes, diz garantir um incremento financeiro entre os 25 e os 30 por cento.

“O patrocínio é semelhante ao anteriormente celebrado com a Vitalis, com o incremento de 25 a 30 por cento em termos financeiros”, defendeu Fernando Gomes, na apresentação da parceira e do novo logo da prova.

Para o dirigente a parceria estabelecida com o novo patrocinador vai contribuir para consolidar o projecto em curso de viabilização e sustentabilidade do futebol, nomeadamente da Liga de Honra.

No mesmo sentido, Fernando Gomes anunciou ainda a transmissão de dois jogos do escalão secundário por jornada, estando os clubes a negociar os seus direitos. Nas últimas jornadas, o número de jogos com direitos de retransmissão poderá ser maior.

Fernando Gomes recordou que, quando jovem, a então Laranjina “C” era uma das suas bebidas favoritas e formulou votos para que a parceria agora estabelecida dure por muitos anos e com benefícios mútuos.

Carlos Santos, representante da marca, traçou um resume histórico desde o seu nascimento em 1935, às mãos de um farmacêutico espanhol, até ao seu regresso a Portugal, em 2010, como produto virado para a juventude.

A ligação ao futebol, sob o lema de “agitar as emoções”, ainda de acordo com o responsável, surge com naturalidade, pois é um produto “com força, emoção e energia” virado para um público consumidor jovem.

A agora denominada Liga Orangina, que apresenta a particularidade de esta época estar desfasada da Liga – que arranca sexta-feira – tem o seu início no fim-de-semana de 28 e 29 de Agosto.