Os clubes da Liga de Honra de futebol querem um “clone” de Fernando Gomes na presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), caso o dirigente saia para o comando da federação.

«Demo-nos bem com a experiência Fernando Gomes. Elegemos uma pessoa com capacidade de diálogo, disponibilidade, honestidade, credibilidade e muita disponibilidade para tratar de assuntos e problemas que fundamentalmente afligem a Liga de Honra. Precisamos de um clone de Fernando Gomes», resumiu José Godinho, líder da comissão de clubes do escalão secundário.

Após nova reunião, que juntou 15 dos 16 clubes Porto (apenas faltou a Naval), o presidente da Oliveirense garantiu que todos estão “satisfeitos” com os 16 meses da liderança de Fernando Gomes na LPFP.

«Com o seu ‘clone’ já podemos discutir metas e não promessas. Uma das ideias da Liga de Honra é definir metas com o futuro presidente para tentar ultrapassar com determinação muitos dos problemas que se prendem, sobretudo, com a parte financeira», especificou.

Com a passagem de competências como a arbitragem e disciplina para o seio da federação, os clubes da Honra desejam que o futuro líder da LPFP seja alguém “determinado” e com “capacidade para procurar verbas e receitas” que ajudem os clubes a viver em situação mais “confortável”.

Os clubes da Honra, que apoiam Fernando Gomes na candidatura à presidente da federação, ainda não falaram em nomes para a eventual sucessão, pois estão mais preocupados com o “perfil”: «Antecipamos algumas dificuldades com a sua saída, pelo que precisamos de muita ponderação e cuidado para encontrar o nome ideal para o cargo».

Questões desportivas como o modelo competitivo – integração das equipas B – bem como o fundo de solidariedade financeira da Liga para com a Liga de Honra são questões que os clubes desejam ver resolvidas ainda durante o mandato de Fernando Gomes.