O Leixões recebeu hoje e empatou com o Belenenses 1-1, em jogo da 11.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol, tendo os golos sido obtidos através de grandes penalidades, por Fernando Ferreira e Tiago Borges.

Os leixonenses, adeptos e jogadores, contestaram muito o trabalho do árbitro bracarense Manuel Mota, queixando-se, principalmente, de um golo invalidado, por alegado fora de jogo de Mailo, já nos descontos, que teria dados os três pontos à equipa treinada por Horácio Gonçalves.

Na primeira parte, o momento alto foi a grande penalidade conseguida pelo Belenenses, depois de Sequeira derrubar Tiago Silva, tendo Fernando Ferreira aproveitado para fazer o 1-0 para os visitantes (19).

O futebol das duas equipas não podia ser mais diferente. O Belenenses apresentou um jogo elaborado, com muita circulação e posse de bola, ao passo que o Leixões investiu quase tudo num estilo direto, com passes longos para junto da área contrária, à boa maneira do futebol inglês tradicional.

A verdade, porém, é que nenhum das equipas retirou dividendos das suas opções e os dois guarda-redes tiveram pouco trabalho, não tendo havido, aliás, qualquer ocasião clara de golo.

Na segunda parte, o Leixões reapareceu com o veloz Kizito do lugar do defesa Fábio Junior e, com muito coração e igual determinação, partiu então à procura do empate que só iria chegar através de uma grande penalidade, também contestado pelo Belenenses, aos 88 minutos.

Antes, já o Leixões tinha beneficiado de uma grande ocasião para marcar, mas Calé fez o mais difícil atirando de cabeça para as mãos de Matt Jones, quando estava a pouco metros da baliza belenense.

O Belenenses caiu muito na segunda parte, enquanto o Leixões deu tudo para chegar à igualdade. Tiago Borges enviou uma bola à barra (83), Kizito obrigou Matt Jones a realizar uma grande defesa (84) e, por fim, Mailo conquistou o penálti que valeu o empate (88).

Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.
Leixões - Belenenses, 1-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Fernando Ferreira, 19 minutos (grande penalidade)
1-1, Tiago Borges, 88 (grande penalidade)

Equipas:
- Leixões: Rui Sacramento, Fábio Santos (Kizito, 46), Nuno Silva, Zé Pedro, Sequeira, Patrão (Calé, 64), Gonçalo Graça (Malafaia, 79), Moedas, Luís Silva, Tiago Borges e Mailo.
(Suplentes: Matos, Steven, Calé, Junior Pereira, Tsoumagkas, Malafaia e Kizito).
Treinador: Horácio Gonçalves.
- Belenenses: Matt Jones, André Teixeira, João Meira, Kay, Nelson, Fernando Ferreira, Diakité, Tiago Silva (João Afonso, 79), Fredy, Arsénio (Paulo Roberto, 60) e Diawarra (Tiago Caeiro, 88).
(Suplentes: Filipe Mendes, Ricardo Alves, Tiago Caeiro, Desmarets, João Afonso, Jaime Si Salem e Paulo Roberto).
Treinador: Mitchell Van der Gaag.

Árbitro: Manuel Mota (Braga)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Luís Silva (5), Patrão (26), João Meira (33), Nelson (40 e 71), Kay (65), Diawarra (73), Mailo (90+2) e Nuno Silva (90+4). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Nelson (71). Cartão vermelho direto para Moedas (73).
Assistência: cerca de 1.000 espetadores.