O presidente do Sporting da Covilhã, José Mendes, disse esta sexta-feira que a introdução das equipas B na II Liga de futebol não se traduziu no que tinha sido inicialmente estipulado.

«As equipas B eram uma promessa e dão prejuízo aos clubes mais pequenos», lamentou o dirigente, durante o II Seminário de Futebol, promovido pela Universidade da Beira Interior, na Covilhã.

José Mendes revelou ter sido prometido a cada clube 150 mil euros para que as equipas B entrassem na competição, mas o valor final acabou por se fixar em 18 mil euros.

Os aguardados benefícios também não se refletiram nas receitas de bilheteira. Na recepção ao Benfica, na última jornada, os serranos fizeram a melhor casa da época, com a bancada aberta ao público quase lotada, mas o resultado dos jogos com as restantes equipas secundárias, como o Sporting B ou o Porto B, apenas «deu para pagar a quem estava nesse dia a trabalhar no estádio».

Por outro lado, acentuou José Mendes, quando questionado por um aluno na assistência, a criação dessas equipas secundárias veio reduzir drasticamente os empréstimos, a que o Sporting da Covilhã foi recorrendo nos últimos anos.

«Esses clubes, agora, emprestam menos. Esse privilégio, para nós, acabou», referiu o presidente dos "Leões da Serra".