A Oliveirense, da II Liga portuguesa de futebol, foi castigada com a pena de interdição do seu estádio por um jogo pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que subtraiu mais três pontos à Naval 1.º de Maio.

A punição imposta ao emblema de Oliveira de Azeméis, anunciada em comunicado na terça-feira, ficou a dever-se “atuação do ‘speaker’ através da utilização de aparelhagem sonora” durante a receção da Oliveirense ao Leixões, da 41.ª jornada da II Liga, que o clube de Matosinhos venceu por 2-0.

Além da interdição do Estádio Carlos Osório, o CD da FPF aplicou ainda uma multa de 3.264 euros ao clube.

No mesmo comunicado, o órgão disciplinar decidiu sancionar a Naval 1.º de Maio com a subtração de três pontos, por “incumprimento das decisões da comissão arbitral” da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), na sequência de um requerimento apresentado pela Académica.

Esta é a terceira subtração de pontos imposta ao clube da Figueira da Foz, que não cumpriu os requisitos para se inscrever na próxima edição da II Liga e foi “substituído” pelo Sporting da Covilhã.

O CD da FPF já tinha retirado cinco pontos por incumprimento salarial, em junho, depois de, em abril, a LPFP ter subtraído 12 pontos, na sequência de a FIFA ter determinado esta sanção por dívidas não saldadas a dois clubes brasileiros.

Após estes castigos, a Naval 1.º de Maio “cai” para a zona de descida da II Liga, somando 37 pontos, sendo ultrapassada por Trofense (40) e Sporting da Covilhã (38).