Futebol

21-08-2016 15:34

Académica de Costinha volta a perder na II Liga

Um golo de Pedro Ribeiro de grande penalidade valeu a vitória ao Penafiel.
Pedro Ribeiro em ação pelo Penafiel num jogo contra o FC Porto
Foto: EPA/Fernando Veludo

Pedro Ribeiro em ação pelo Penafiel num jogo contra o FC Porto

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

O Penafiel recebeu e venceu este domingo a Académica, por 1-0, e igualou o FC Porto B no quarto lugar da 2.ª Liga após o encontro que encerrou a terceira jornada.

A justa vitória da formação penafidelense só ganhou forma aos 54 minutos, por Pedro Ribeiro, na transformação de um penálti, a castigar uma pretensa falta de Nuno Santos sobre Romeu Ribeiro na área dos 'estudantes'.

Os locais, em 4-3-3, assumiram quase sempre o controlo do jogo e privilegiaram os corredores laterais, a partir dos quais construíram os lances mais perigosos, mas o guarda-redes Ricardo Ribeiro, com três grandes intervenções no primeiro tempo, impediu que o resultado sofresse alterações mais cedo.

A Académica, num 4-1-4-1, povoou a zona intermediária e procurou jogar, mas esta estratégia de reação, sobretudo, valeu zero em termos ofensivos.

O primeiro remate enquadrado dos 'estudantes' em todo o encontro surgiu aos 59 minutos por Maxwell, responsável, pouco depois, aos 63, pelo único lance de perigo da equipa, mas o cabeceamento foi desviado para o ferro por Ivo Gonçalves.

Mais objetivo, o Penafiel criou cinco oportunidades de golo no primeiro tempo, mas Ricardo Ribeiro venceu os 'duelos' frente a Fernando, aos 17 e 21 minutos, repetindo a façanha diante de Wellington, aos 37, com o brasileiro e, também, André Fontes a disporem de mais uma situação cada para marcar.

O resultado era lisonjeiro para a Académica ao intervalo e só sofreu alteração no período mais equilibrado do jogo, com o 'capitão' Pedro Ribeiro a ter a confiança para fazer o que desperdiçou em Portimão, na última jornada (derrota por 3-2), e a colocar os locais em vantagem.

Só a partir da desvantagem, Costinha mudou a forma de jogar da Académica, mas Paulo Alves respondeu bem às alterações e conseguiu manter o equilíbrio, podendo de alguma forma descansar com a saída de Maxwell, o mais perigoso dos 'estudantes', sete minutos depois de ter ameaçado o empate.

Até ao final, o Penafiel, mais em contra-ataque, podia ter marcado o segundo golo, mas o inevitável Ricardo Ribeiro negou o golo ao estreante Fidelis.

Com este resultado, o Penafiel igualou o FC Porto B no quarto lugar, ambos com seis pontos, enquanto a Académica, derrotada pela segunda jornada consecutiva, manteve o 14.º posto, com os mesmos três pontos.

Jogo disputado no Estádio 25 de Abril, em Penafiel.

Penafiel-Académica, 1-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

1-0, Pedro Ribeiro, 54 minutos (penálti).

Penafiel: Ivo Gonçalves, Kalindi, João Paulo, Pedro Ribeiro, Daniel Martins, Romeu Ribeiro, Hélio (Rafa Sousa, 64), André Fontes, Wellington, Fábio Fortes (Fidelis, 81) e Fernando (Gonçalo Abreu, 72).

(Suplentes: Tiago Rocha, Diouf, Rafa Sousa, Djibril, Edú, Gonçalo Abreu e Fidelis).

Treinador: Paulo Alves.

Académica: Ricardo Ribeiro, Nuno Piloto, João Real, Yuri, Nuno Santos, Fernando Alexandre, Maxwell (Ki, 71), Kaká (Dany, 79), Tom (Rui Miguel, 62), Marinho e Tozé Marreco.

(Suplentes: José Costa, Makonda, Alexandre Alfaiate, Dany, Jimmy, Ki e Rui Miguel).

Treinador: Costinha.

Árbitro: Bruno Paixão (AF Setúbal).

Ação disciplinar: Nada a registar.

Assistência: 627 espetadores.

Conteúdo publicado por Sportinforma