Depois do brilharete de ter chegado a 51ª posição da tabela das melhores seleções do Mundo, Cabo Verde tem vindo a perder posições e já é 69º a nível mundial. Caiu seis posições em relação ao mês de novembro.

A derrota frente ao Gana no amigável realizado a 14 de novembro em Lisboa, teve um peso enorme nessa queda, que coloca os "tubarões azuis" como a 16ª melhor seleção africana.
Ainda assim, a formação comandada por Lúcio Antunes é a melhor colocada das equipas do Grupo A do CAN2013, sendo que todos caíram no ranking: Marrocos perdeu dois lugares e é 74º, Angola caiu cinco posições e já é 84º, a África do Sul é 87º depois de descer três lugares.

Já no que toca aos adversários no apuramento ao Mundial2014, a Tunísia, líder do Grupo de Cabo Verde, está na 45ª posição, à frente da Serra Leoa que 62º, de Cabo Verde e da Guiné Equatorial, seleção que ganhou 16 posições e é 79º.

Nesta atualização de dezembro, destaque para Portugal que perdeu três posições é está em 7º, da Colômbia que subiu três lugares e é 5º. A Espanha continua na liderança, seguido da Alemanha, Argentina, e Itália. Colômbia, Inglaterra, Portugal, Holanda, Rússia e Croácia fecham o top ten. A Costa do Marfim, 14º, é a melhor seleção africana do ranking FIFA.