A seleção cabo-verdiana de futebol deu um grande "pulo" na tabela das melhores seleções do mundo. Os "tubarões azuis" subiram 13 lugares e são agora 65º colocado, num ranking dominado pela Espanha.

Cabo Verde protagonizou uma das maiores subidas no ranking, atualizado esta quarta-feira, 5 de setembro. Apenas Bermudas (18 lugares), Taiti (17 lugares) e República Dominicana (15 posições) galgaram mas terreno que Cabo Verde na tabela da FIFA.

Os Camarões, próximo adversário de Cabo Verde no apuramento ao CAN´2013 não está muito longe. Os "leões indomáveis" que defrontam Cabo Verde no domingo, estão na 61ª posição, tendo descido dois lugares em relação ao ranking de agosto.

A nível africano, Cabo Verde aparece como sendo a 15ª melhor seleção, num ranking regional liderado pela Costa do Marfim, seguido de Argélia e Gana.

Em relação aos adversários dos "tubarões azuis" na caminhada ao Mundial´2014, a Tunísia é 41ª, a Serra Leoa é 59ª e a Guiné Equatorial ocupa o 107º lugar. Na África lusófona, Cabo Verde continua a ser o melhor, seguido de Angola que subiu cinco posições e é agora 80º. Moçambique surge na 109ª posição, S. Tomé e Príncipe é 133º, Guiné-Bissau é última, no 171º lugar.

O ranking é liderado pela Espanha, seguido da Alemanha e Inglaterra. Portugal subiu um lugar e é agora quarto. Uruguai, Itália, Argentina, Holanda, Croácia e Dinamarca completam o top-ten.