Depois da vitória por 2-0 no jogo da primeira mão, Cabo Verde até pode dar-se ao luxo de perder o encontro e passar.

Pela frente, Cabo Verde terá a poderosíssima seleção dos Camarões, "reforçado" nesta 2ª mão com Eto´o, jogador que se recusou a jogar o primeiro encontro, por estar em divergência com a federação local.

“Tubarões azuis” até podem perder e passar

Cabo Verde é uma seleção que se dá mal fora de portas. Nos últimos anos, tirando a vitória por 4-0 frente ao Madagáscar, na segunda eliminatória de acesso ao CAN2013, os "tubarões azuis" não têm conseguido vencer fora da cidade da Praia.

Na qualificação para o CAN2012, Cabo Verde empatou um, e perdeu os outros dois encontros que disputou fora de portas. Depois do nulo frente a Libéria, os "tubarões azuis" de Lúcio Antunes perderam com o Zimbabwe por 1-2 e com o Mali por 0-3. Esta última derrota acabou por ser fatal, uma vez que deu ao Mali a liderança no grupo devido ao confronto direto (Cabo Verde venceu na Várzea por 1-0 e perdeu 0-3 fora). Cabo Verde terminou com os mesmos 10 pontos dos malianos.

Já no apuramento ao Mundial2010 e CAN2010, os jogos fora voltaram a ser decisivos. A formação crioula, na altura comandada pelo português João de Deus, perdeu 1-3 com a Tanzânia e 0-2 com os Camarões, depois de vencer 3-0 às ilhas Maurícias. Mas como os pontos contra os últimos classificados não contavam para efeito de desempate (Tanzânia foi último), Cabo Verde não passou a última fase de qualificação ao CAN2010, disputado em Angola.

Ou seja, nos dois últimos apuramentos para o Campeonato Africano das Nações, em jogos fora, Cabo Verde somou duas vitórias (3-0 a Tanzânia e 4-0 ao Madagáscar), um empate (0-0 com Libéria) e quatro derrotas.

Já esta época, em jogos de apuramento ao Mundial´2014, a seleção cabo-verdiana foi até a Serra Leoa perder por 1-2, o que lhe coloca em último lugar no seu grupo, com duas derrotas em outros tantos jogos (perdeu depois na Várzea por 1-2 frente a Tunísia).

Mas há um dado animador para as contas do apuramento ao CAN2013: Apenas por uma vez Cabo Verde perdeu por mais de dois golos de diferença nos jogos disputados fora de portas nos últimos cinco anos.

Para este encontro com os "leões indomáveis", os comandados de Lúcio Antunes podem conseguir o apuramento inédito, mesmo perdendo por duas bolas de diferença, desde que marquem um golo.

Mas Cabo Verde não quererá perder esta partida e irá lutar pela vitória, até porque esta é a única forma de sair de Yaoundé com a qualificação ao CAN2013.