O médio internacional cabo-verdiano, Walter Amado, popularmente conhecido por “Rony”, anunciou este domingo no Luxemburgo o seu abandono à seleção de futebol de Cabo Verde, alegando necessidade de se dedicar mais à família.

 Futebolista profissional na equipa luxemburguesa do Fola Esch, Rony, 33 anos, entende ter chegado o momento ideal para dedicar-se mais ao clube e à família, tendo reservado que enquanto pai de dois filhos sente-se na obrigação de passar a dar mais atenção aos seus educandos.

Rony integrou a seleção de Cabo Verde na sua estreia numa fase final do Campeonato Africano das Nações, CAN’2013, realizado de 19 de janeiro a 10 de fevereiro na África do Sul, prova na qual a seleção crioula fez história ao atingir os quartos-de-final.

O médio de 1,85 metros e 80 quilos foi sempre relegado para o banco de suplentes neste torneio continental, mas afirma que a sua retirada não está nada relacionada com a forma da sua utilização no torneio de África do Sul, até porque sublinha que existe um grande relacionamento com o selecionador cabo-verdiano, Lúcio Antunes e demais integrantes da equipa técnica e de todos os jogadores.

Em relação ao futuro dos Tubarões Azuis, Rony augura uma caminhada muito promissora, pois acredita que Cabo Verde está no caminho certo para grandes êxitos nas competições africanas e intercontinentais.

Rony é o segundo futebolista crioulo a deixar a seleção de futebol depois do CAN’2013. O primeiro a fazê-lo foi o capitão Nando, 34 anos, que anunciou ainda na África do Sul a sua despedida da selecção, tendo inclusive passado a braçadeira ao substituto natural, Marco Soares.