O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol assegurou sábado, que Cabo Verde tem um plano para realizar jogos particulares, ainda por definir, em concertação com o selecionador, antes da sua partida para a Guiné Equatorial, palco do CAN’2015.

Em relação à decisão da Confederação Africana de Futebol (CAF) de confiar à Guiné Equatorial a organização do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2015, Mário Semedo disse que este país da linha do Equador tem alguma experiência a nível desta prova, por ter organizado a competição em 2012. “Não vai haver grandes dificuldades, sobretudo porque, está-se a crer que vai haver esforços redobrados da própria CAF”, disse.

“Creio que é um país que dá garantias para uma boa organização do CAN”, afiançou ainda Mário Semedo, que realçou a forma como Rui Águas qualificou Cabo Verde para a próxima montra do futebol cabo-verdiano, “em tão pouco tempo, perante condições difíceis, mas que conseguiu qualificar Cabo Verde com o melhor resultado de sempre”. O líder federativo sublinhou que a presença de Rui Águas à frente da seleção de futebol de Cabo Verde vai marcar a história do futebol cabo-verdiano.

Instado a falar sobre a segunda presença de Cabo Verde no CAN, Mário Semedo disse entender que se trata de duas situações distintas, já que a primeira qualificação, CAN’2013, foi disputada em sistema de eliminatória direta, enquanto a última foi alcançada através de jogos de grupos.

Para Mário Semedo, Cabo Verde deve estar orgulhoso da sua seleção, por ter conseguido dois CAN consecutivos.

A quinta jornada, realizada sábado, ditou a seleção da Zâmbia como a segunda equipa do Grupo F apurada para CAN’2015, já que foi a Maputo levar de vencida o combinado nacional de Moçambique por 1-0, resultado que deixa os “Mambas” fora da Guiné Equatorial.

Cabo Verde lidera o Grupo F com 12 pontos, seguido da Zâmbia com oito. Moçambique é o terceiro com cinco, enquanto Níger é o último com dois pontos.