O selecionador sub-19 Hélio Santos fez um balanço positivo da participação portuguesa no Europeu de futebol de sub-19.

“O Balanço foi ótimo. O desgaste foi grande, os nossos jogadores mais ofensivos sentiram esse desgaste depois da meia-final às 21h00 da noite. Acabaram a refeição às duas da manhã o que encurtou o tempo de descanso para os jogadores.

Eles foram extraordinários. Tentaram superar-se novamente e deixar esse handycap para trás. Reagimos bem ao golo que sofremos. Infelizmente não foi possível chegar ao empate para depois ir à procura da vitória”, disse Hélio Santos à chegada ao aeroporto da Portela.

Apesar da derrota frente a Alemanha por 1-0, na final, Portugal deixou uma boa imagem e deu indicações positivas de que a formação está no bom caminho. Para Carlos Coutada, vice-presidente da FPF, deve existir uma maior aposta nos jovens por parte dos clubes.

“Este conjunto de jogadores, como aqueles do ano passada no jogo com Sérvia que perdemos nos penáltis, e os sub-21 que tem vindo a fazer uma campanha extraordinária dão-nos garantias que o futuro ao nível dos a está assegurada. É importante que tenham oportunidade de continuar em competição, de terem o seu espaço para melhora a competitividade para dar o passo seguinte para as equipas principais dos clubes.”

Tomas Podstawski do FC Porto foi um dos jogadores que se destacou na seleção lusa. Para o capitão português, o título de vice-campeão é uma forma de mostrar serviço, mas que é necessário que os jovens ganhem o seu próprio espaço dentro dos clubes que representam.

“Foi mais uma possibilidade de nos mostrarmos aos nossos clubes que representamos, de mostrar que podem confiar em nós e que podem apostar em nós. A situação tem vindo a mudar com a introdução das equipas B, mas a vinda de jogadores estrangeiro já é antigo. Nós temos de ganhar o nosso espaço e espero que com a conquista, não do primeiro lugar, mas do de vice-campeão da Europa, nos ajude a impor a nossa presença”, afirmou Tomas Podstawski.

Após o final da campanha europeia, a seleção portuguesa sub-19 vira as atenções para o próximo Campeonato do Mundo. O treinador luso garantiu que o próximo objetivo é preparar-se bem para o Mundial embora não acredite que Portugal se tenha tornado favorito devido ao facto de ser vice-campeã da Europa.

“Somos favoritos, como fomos até aqui, a ganhar o próximo jogo. Jogámos todos os jogos como se fossem uma final e acabámos por jogar cinco finais onde quase saímos vitoriosos. O próximo objetivo é a preparação para o mundial, os jogos de preparação para tentar chegar o mais longe na competição.”, Concluiu.

Com a passagem à final do Campeonato da Europa, Portugal garantiu a presença no Campeonato do Mundo do próximo ano na Nova Zelândia.