A seleção nacional de sub-21 venceu esta quinta-feira a Noruega por 2-1, no sétimo jogo da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2015, e está muito perto de conseguir o pleno de vitórias quando falta apenas defrontar o Azerbaijão na próxima terça-feira antes do play-off de acesso.

Na deslocação à Noruega, a equipa de Rui Jorge apresentou-se em pleno para defrontar a formação escandinava. Com Bruno Varela na baliza e um quarteto defensivo constituído por Miguel Rodrigues, Paulo Oliveira, Guerreiro, Sérgio Oliveira, coube ao meio-campo formado por Rafa Silva, Bernardo Silva e João Mário providenciar a Ricardo Esgaio, Gonçalo Paciência e Carlos Mané todas as condições para chegar à baliza contrária.

No relvado sintético do estádio Marienlyst em Drammen, a formação lusa sentiu algumas dificuldades de adaptação ao terreno de jogo nos instantes iniciais da partida. Os nórdicos aproveitaram a insegurança portuguesa para criar um lance de perigo logo no primeiro minuto de jogo, mas Bruno Varela acabou por gorar as intenções de Odegaard.

Portugal restabeleceu-se do susto inicial e foi galgando terreno de jogo até assumir em definitivo o meio-campo contrário. Os noruegueses procuravam explorar o jogo aéreo através de cruzamentos para a área, mas quem haveria de inaugurar o marcador seria mesmo Portugal com Ricardo Esgaio a recuperar uma bola no meio-campo e a servir Gonçalo Paciência que com um toque subtil isolou Mané para o 1-0 aos 22 minutos.

Antes do intervalo, Rui Jorge foi obrigado a realizar uma substituição forçada devido à lesão de Gonçalo Paciência, que saiu de maca e com muitas dores no joelho esquerdo. Para o lugar do avançado do FC Porto, o selecionador nacional lançou o avançado Ricardo que já perto do final da primeira parte ainda poderia ter dilatado o marcador.

No segundo tempo, a Noruega continuou a depender muito da irreverência e criatividade de Odegaard e Portugal aproveitou para manter o domínio. O internacional norueguês tentou de todas e formas e feitios bater Bruno Varela, mas a bola acabaria por voltar a rolar dentro da baliza de Flach quando aos 62 minutos Ricardo fez o 2-0 na sequência de um pontapé de canto.

A Noruega ainda conseguiria reduzir o resultado para 2-1 por intermédio de Bakenga, num remate violento na zona frontal da baliza de Bruno Varela, mas o conjunto português mostrou-se seguro no sintético de Drammen para alcançar o sétimo triunfo no grupo 8 de acesso ao play-off do Euro2015 de Sub-21.

Na próxima terça-feira, Portugal defronta o Azerbaijão no último jogo da fase de apuramento para o Europeu de sub-21 de 2015 e poderá conseguir o pleno de vitórias uma vez que já soma 21 pontos em sete jogos.