O lateral-direito João Cancelo, que se estreou no Europeu de sub-21 na goleada de Portugal à Alemanha (5-0), mostrou-se hoje confiante para a final, com a Suécia, mas considera que não há favoritos.

“Não há jogos iguais, uma final é sempre uma final”, salientou o jogador em declarações reproduzidas no sítio oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) na internet.

O defesa dos espanhóis do Valência entende que não há favoritos para a final com a Suécia, na terça-feira em Praga, naquela que será a segunda final de Portugal num Europeu da categoria, depois da derrota em 1994 com a Itália (1-0, com golo de ouro).

“Penso que numa final não há favoritos, numa final tudo pode acontecer. Nós, certamente, vamos estar o mais bem preparados possível e vamos tentar trazer o melhor resultado para a nossa nação”, salientou.

Cancelo fez uma breve análise da equipa sueca, que Portugal já defrontou no Europeu, na terceira jornada da fase de grupos e com a qual empatou a um golo.

“São muito aguerridos, penso que são uma equipa muito compacta, é muito difícil entrar na sua defesa, mas penso que também estamos muito confiantes, estamos a praticar um bom futebol”, justificou.

A Suécia chegou à final depois de derrotar no sábado a Dinamarca por 4-1, um pouco depois de Portugal impor à Alemanha a sua pior derrota em Europeus da categoria, por 5-0, com golos de Bernardo Silva, Ricardo Pereira, Ivan Cavaleiro, João Mário e Ricardo Horta.

O defesa, que entrou aos 64 minutos para o lugar de Raphael Guerreiro, ocupando um lugar no lado esquerdo da defesa – com o direito a pertencer a Ricardo Esgaio – foi, aliás, decisivo no quinto golo, ao cruzar para Ricardo Horta.

“Foi um momento de orgulho poder participar num Europeu de sub-21. Penso que todos os jovens ambicionam chegar a este patamar e foi um orgulho muito grande representar o meu país, a minha seleção e, com a ajuda de todos os meus companheiros, penso que foi mais fácil”, salientou o futebolista de 21 anos.