O selecionador olímpico de futebol, Rui Jorge, considerou hoje que Portugal é candidato a “dignificar o país” nos Jogos Rio2016, escusando-se a aprofundar comentários sobre o sorteio dos grupos.

“Perante o desconhecido, é indiferente e infundado fazer qualquer tipo de avaliação. Portugal é candidato ao mesmo de sempre, dignificar o país, os jogadores e o ‘staff’. Dignificar o país como o temos feito até aqui. É esse o nosso grande objetivo, fazer o que está ao nosso alcance para o melhor desempenho”, disse, citado no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol, reagindo ao sorteio que colocou a Argentina, Honduras e Argélia no Grupo D.

Com dois jogos a realizar no Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos, a equipa de futebol de Portugal vai viver a “experiência inédita” de ficar alojada na aldeia olímpica, junto com os demais apurados.

“Acho que é uma coisa inédita, para Portugal. É a única situação anormal no meio do torneio de futebol. Foi estipulado que é assim, com tudo o que isso pode acarretar. Vamos ver a logística, que não é normal para as equipas de futebol”, avisou. Portugal vai estrear-se a 04 de agosto, frente à Argentina, no Estádio Olímpico, no Rio de Janeiro, seguindo-se a 07, o desafio com as Honduras, no mesmo palco. A fase de grupos lusa termina dia 10, frente à Argélia, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

As duas primeiras classificadas de cada grupo avançam para os quartos-de-final.