A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) pretende homenagear a Eusébio da Silva Ferreira durante a participação dos Mambas no Campeonato Africano das Nações destinado aos jogadores que atuam internamente que terá lugar na África do Sul.

Segundo o Presidente da Federação, Feizal Sidat, uma das melhores formas de homenagear ao Pantera Negra será «chegar a uma vitória já no jogo inaugural da prova», diante da África do Sul, partida que terá lugar a 11 de janeiro, na Cidade do Cabo.

Sidat, que falava à margem da homenagem ao jogador luso-moçambicano que decorreu na Mafalala, deu conta que foi com «muita dor que os Mambas receberam a notícia da morte de Eusébio», pelo que os jovens da selecção «pretendem dignificar o nome desta estrela do futebol mundial que nasceu no nosso país».

Por outro lado, o dirigente máximo do futebol moçambicano revelou que a sua instituição já enviou «um ofício à Confederação Africana de Futebol para que se observe um minuto de silêncio em todos jogos dos Mambas» durante a primeira fase da competição.

Nos jogos desta prova a selecção moçambicana vai jogar com uma fita preta no braço, demonstrando que estão de luto pela morte de Eusébio.

Para além da África do Sul, Moçambique vai jogar diante da Nigéria e Mali.