A seleção nacional de Sub-20 estreia-se esta madrugada no Mundial da categoria frente ao Senegal e o selecionador nacional, Hélio Sousa, frisou a importância de vencer o primeiro jogo de uma competição.

Na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Senegal, o técnico português garantiu que o grupo está preparado para defrontar o primeiro desafio do Mundial Sub-20.

"A nossa mensagem tem vindo a ser trabalhada há bastantes anos, não para esta competição em particular, mas para todas as que nos trouxeram até aqui. Há esta obrigação do primeiro jogo ser muito bem conseguido, de procurarmos a vitória para, no último jogo, em que há muito a decidir, termos a balança nosso favor", começou por dizer Hélio Sousa.

"Sentimos que queremos começar a competição, há quase três semanas que estamos juntos, à espera deste jogo (...). Estamos desejosos de começar a jogar, mas essa ansiedade vai ser certamente positiva, como tem sido noutros momentos. Entrando em campo, sentindo o hino e sentindo ao que viemos, tudo isso vai embora", acrescentou o treinador.

""As forças do Senegal são, particularmente, a espontaneidade e a criatividade. O Senegal, como muitas equipas africanas parece criar algum caos no jogo. Em determinados momentos, parecem equipas desorganizadas mas é o seu modo de jogar. Temos de estar preparados para, nessas alturas, continuarmos confortáveis, serenos, e condicionarmos o adversário para um momento que nos seja mais propício", frisou Hélio Sousa sobre o adversário.

Questionado a experiência de ter conquistado o título em Riade, em 1989, Hélio Sousa admite que tem partilhado essa 'vivência' com os jogadores.

"Passámos aos jogadores, não esse momento em particular, mas toda uma carreira de vitórias, derrotas, dias melhores e piores. Todas essas vivências que tivemos - eu e os técnicos com quem trabalho, o Emílio Peixe, o professor Edgar, o Filipe Ramos, os treinadores de guarda-redes ou o professor Ilídio Vale. Tivemos vivências maravilhosas que partilhamos com todos eles. É uma vida de sonho, fazemos o que gostamos, mas é feita de sacrifícios, de momentos menos bons, e é nesses que crescemos. Esta equipa tem sabido crescer assim. Temos uma boa base para continuar a crescer, que é o que queremos, sabendo que estamos num grupo dificílimo", sentenciou o técnico.

Portugal defronta o Senegal esta madrugada às 5h00 no jogo de estreia do Mundial Sub-20 a decorrer na Nova Zelândia.