Seleção sub-20

27-05-2017 10:50

Mundial sub-20: Portugal está nos 'oitavos' após reviravolta e recurso ao vídeoárbitro

Equipa de Emílio Peixe venceu a congénere do Irão por 2-1.
José Gomes
Foto: FIFA

José Gomes em ação contra o Irão

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Portugal apurou-se, este sábado, para os oitavos de final do Mundial de sub-20, após bater a congénere do Irão por 2-1. A equipa de Emílio Peixe teve de sofrer para garantir a passagem à próxima fase da competição, num jogo em que esteve a perder e em que foi preciso recorrer ao vídeoárbitro para anular uma grande penalidade contra a equipa das quinas.

O Irão adiantou-se no marcador logo aos seis minutos: canto cobrado ao primeiro poste e grande entrada de Reza Shekari a superiorizar-se aos defesas portugueses no jogo aéreo. Este resultado deixava Portugal fora do Mundial.

A reviravolta chegou no segundo tempo, com Diogo Gonçalves a restabelecer a igualdade, aos 55 minutos, também na sequência de um canto, com o guarda-redes do Irão a socar a bola para a frente e Diogo Gonçalves a atirar em arco para dentro da baliza adversária.

Aos 73 minutos, grande penalidade assinalada a favor da formação iraniana, com o árbitro, no entanto, a pedir para rever o lance com recurso ao vídeoárbitro. Uma nova análise da jogada levou a que o penálti fosse anulado, mantendo-se o 1-1.

Já nos derradeiros minutos do jogo (86'), Portugal chegou à vantagem na sequência de um auto-golo da equipa adversária: cruzamento de Xande Silva com a bola a desviar em Nima Taheri e a entrar na própria baliza.

Com este resultado, a Seleção Nacional sub-20 passa para a próxima etapa em segundo lugar, com quatro pontos, atrás da Zâmbia. A Coreia do Sul é o próximo adversário.

Conteúdo publicado por Sportinforma