A Selecção Nacional ficou num grupo com cinco equipas e isso significa que todos os jogos contam. Menos deslocações e menos jogos mas mais pressão para a formação lusa.

A Dinamarca foi recentemente adversária de Portugal na luta por um lugar no Mundial 2010, onde conquistou o primeiro lugar do grupo empurrando a Selecção Nacional para o "play-off". A par da Dinamarca, a Noruega é a outra adversária a ter em conta, sem esquecer que a Islândia e o Chipre são selecções que poderão dificultar e surpreender as contas à equipa das "quinas".

Das 51 selecções apenas 14 chegarão à fase final do Campeonato Europeu de Futebol, onde já estão assegurados os lugares para as anfitriãs Ucrânia e Polónia, fazendo um total de 16 equipas dividido por quatro grupos. Esta será a última edição com 16 participantes pois a organização já anunciou que a partir de 2016, serão 24 selecções a disputar o troféu de Campeão da Europa.

As equipas de todos os grupos defrontam-se entre si, em casa e fora, e as jornadas serão marcadas consoante o calendário internacional de jogos, entre Setembro de 2010 e Outubro de 2011.
 
Os nove vencedores e o segundo classificado com melhores resultados contra os cinco primeiros classificados do respectivo grupo apuram-se directamente para a fase final. Os restantes oito segundos classificados disputam uma ronda de "play-off" em Novembro de 2011.

O jogo de abertura será em Varsóvia e a final terá lugar em Kiev.

Veja a distribuição dos nove grupos

Grupo A
Alemanha
Azerbaijão
Cazaquistão
Bélgica
Áustria
Turquia

Grupo B
Rússia
Andorra
Arménia
ARJ Macedónia
República da Irlanda
Eslováquia

Grupo C
Itália
Arménia
Ilhas Faroé
Eslovénia
Irlanda do Norte
Sérvia

Grupo D
França
Luxemburgo
Albânia
Bielorrússia
Bósnia-Herzegovina
Roménia

Grupo E
Holanda
San Marino
Rep. Moldava
Hungria
Finlândia
Suécia

Grupo F
Croácia
Malta
Geórgia
Letónia
Israel
Grécia

Grupo G
Inglaterra
Montenegro
País de Gales
Bulgária
Suíça

Grupo H
Portugal
Islândia
Chipre
Noruega
Dinamarca

Grupo I
Espanha
Liechtenstein
Lituânia
Escócia
República Checa

O sorteio teve lugar no Palácio da Cultura e Ciência, em Varsóvia, Polónia.