Zhi Zheng reparte com Junmin Hão (Schalke 04) o protagonismo da selecção chinesa, que ocupa um modesto 87.º posto do "ranking" FIFA.

Com 29 anos, Zheng, que foi “capitão” da China nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai vestir pela 50.ª vez a camisola da selecção chinesa na partida frente à "equipa das quinas", em Coimbra, tendo já apontado 12 golos.

O médio assinou esta temporada pelo Celtic de Glasgow, tendo sido já utilizado em 12 encontros, mas ainda não conseguiu marcar qualquer golo ao serviço dos "católicos", pelos quais não pôde jogar na Liga Europa, por a inscrição não ter sido feita a tempo.

Antes de chegar ao "gigante" escocês, Zhi Zheng teve a sua primeira experiência europeia nos ingleses do Charlton, depois de começar a carreira no Liaoling Chuangye.

O médio esteve um ano sem jogar futebol, devido aos problemas legais do Liaoling Chuangye, antes de jogar pelo Shenzhen Jianlibao e pelo Shandong Luneng.

Apesar de jogar habitualmente como médio, Zhi Zheng foi utilizado a defesa na selecção chinesa, que “capitania”, pelo holandês Arie Haan, antigo seleccionador.

O "salto" para a Europa foi dado depois de ter apontado 29 golos em 2006, ao serviço do Shandong Luneng, facto que lhe valeu o prémio de melhor jogador da Liga chinesa, que já tinha recebido em 2002.

A nível internacional, Zhi Zheng foi o único jogador da terceira divisão a jogar pela equipa nacional de sub-23, antes de se afirmar no conjunto principal.