O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, assumiu hoje que se irá candidatar à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), caso os estatutos desta venham a ser adequados ao novo Regime Jurídico das Federações Desportivas.

«Serei candidato à presidência da FPF desde que esta cumpra a Lei. Eu também não concordo com algumas normas do novo regime jurídico, mas as leis da República são para acatar num Estado de Direito», disse Fernando Seara, em entrevista à Benfica TV, definindo a sua posição e para a qual conta, segundo ele, com «o apoio do presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e do vice-presidente Rui Gomes da Silva».

O presidente da Câmara de Sintra considera «impensável» a não adequação dos estatutos à lei em vigor, visto que a FPF «não pode correr o risco de ver cancelado o seu estatuto de utilidade pública», sem esquecer, ainda, que «a UEFA e a FIFA estão atentas e conhecem a realidade do futebol português».

Não poupa os dirigentes associativos que não têm permitido a adequação dos estatutos da FPF: «Há por aí uns provincianos, pessoas do movimento associativo, que ainda pensam que a televisão é a preto e branco e que têm de mostrar o passaporte para atravessar a fronteira com Espanha para irem comprar rebuçados».

Fernando Seara recomendou mesmo a esses dirigentes associativos «a leitura de alguns livros de Eça de Queiroz», entre os quais “O Mistério da Estrada de Sintra” ou a “Tragédia da Rua das Flores”.

Questionado sobre se já iniciou a contagem de espingardas em relação aos apoios com que conta para a corrida eleitoral, Seara considera que «primeiro é necessário adequar os estatutos» e seguidamente «verificar como vai ser constituída a nova Assembleia Geral da FPF», coisa que «hoje ainda não se sabe».