As associações de Angra do Heroísmo, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Horta, Leiria, Portalegre, Porto e Viana do Castelo, bem como os enfermeiros e massagistas (ANEDMF), chumbaram hoje os novos estatutos da FPF.

A proposta de revisão dos estatutos da Federação Portuguesa de Futebol foi chumbada na generalidade por «insuficiência de maioria qualificada» pelos sócios ordinários do organismo, em Assembleia Geral (AG) extraordinária.

Dos 500 votos, o total do quórum da reunião magna, 353 foram a favor, o que corresponde a 70,6 por cento, quando eram necessários 75,0 por cento, mais um, e 147 contra (29,4 por cento).

A proposta de adaptação dos estatutos da FPF ao Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFD), decorrente da Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto, foi submetida pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) e a Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF).

Além dos quatro subscritores iniciais, votaram também a favor as associações de dirigentes (ANDF), médicos (ANMF) e as dos distritos de Algarve, Aveiro, Beja, Lisboa, Madeira, Ponta Delgada, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu.

Após a contestação ao recurso de voto electrónico, a mesa da AG deliberou que os votos fossem expressos individualmente e de forma oral, indicando a aprovação, rejeição ou abstenção.