A direcção da Federação Portuguesa de Futebol esteve esta terça-feira reunida com vários representantes das Associações distritais para debater a adequação dos estatutos da FPF ao novo regime jurídico.

As Associações distritais pediram, por intermédio da FPF, um parecer à FIFA sobre os novos estatutos, mas a resposta da FIFA parece não ter esclarecido totalmente as Associações em vários artigos.

Na carta apresentada às Associações na reunião desta terça-feira, a FIFA confirmou que os novos estatutos - actualmente sujeitos a aprovação - estão de acordo com os princípios que regem a FIFA e a UEFA.

No final da reunião, o presidente do Comité Associativo, Júlio Vieira, mostrou-se optimista quanto aos últimos desenvolvimentos, mas salientou que as Associações pretendem ver alguns pontos esclarecidos numa reunião com a FIFA.

Júlio Vieira considerou a missiva da FIFA «uma carta de generalidades» e enumerou os vários pontos que suscitam algumas dúvidas às Associações.

«O que nós queremos abordar com estas entidades são questões concretas. A questão do método de Hondt, a questão da limitação de estatutos e a questão da ingerência em relação à composição da Assembleia e em relação à representatividade e isso a carta não aborda», disse Júlio Vieira após a reunião na sede da FPF.

Já Gilberto Madaíl considerou que foram dados passos importantes em relação à aprovação dos novos estatutos, e confirmou que irá solicitar uma reunião com a FIFA e a UEFA para acabar com o impasse.

Na opinião do presidente da FPF, a FIFA foi explícita em relação à questão dos novos estatutos mas admitiu que poderá haver alguns sócios com algumas dúvidas.

«Demos um passo em frente para a aprovação dos estatutos. É certo que podem haver algumas dúvidas, por isso vamos marcar uma reunião com a FIFA e a UEFA para finalizar este impasse», disse Gilberto Madaíl após a reunião.

A reunião com a FIFA e a UEFA ainda não tem data marcada, sendo provável que se realize na próxima semana.